Unidades de conservação da natureza: diagnóstico do Programa Estadual de Unidades de Conservação-PEUC no Rio Grande do Norte-Brasil

Autores

  • Carlos Enrique de Medeiros Jeronimo Universidade Potiguar, Natal, RN
  • Estevão Santos Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613087680

Palavras-chave:

Unidades de Conservação/RN, Gestão Ambiental potiguar, SNUC, Programa Estadual de Unidades de Conservação/RN-PEUC/RN, RAPPAM Gestão no RN

Resumo

A implantação de Unidades de Conservação da Natureza no Rio Grande do Norte/Brasil, sob responsabilidade estadual, é competência do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente- IDEMA. Esta pesquisa desenvolve um estudo preliminar para avaliação da gestão nessas áreas protegidas. O método utilizado foi o RAPPAM, (Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação) desenvolvido pela.WWF e utilizado em diversos estados do Brasil.. A coleta de dados apresentou dois vieses: um direto sob forma de questionários aplicados aos gestores e funcionários de 2 unidades de conservação. O indireto foi a análise documental daslegislações com as definições e normas aplicadas as diferentes UCs. O objetivo foi relacionar a implantação do Programa Estadual de Unidades de Conservação – PEUC e as recomendações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC e outros documentos sobre UCs definindo um diagnóstico preliminar do estágio atual das Unidades de Conservação criadas pelo governo estadual. Como resultado relaciona-se as UCs instituídas com os objetivos para os quais foram criadas e as melhorias que apresentaram a região onde elas estão inseridas. Essa avaliação feita por análise das diretrizes teóricas e da gestão de UCs observou o estágio atual das UCs estaduais.Nela abordaram-se aspectos político-institucionais, administrativos e fundiários e as relações com a população local. Como respostas preliminares observam-se que a gestão desses territórios legalmente protegidos, está sendo implementada de forma satisfatória. Já a pressão antrópica e a falta de prioridade à conservação da biodiversidade dos recursos naturais, tanto pelo governo como pela população, inviabiliza uma gestão alinhando conservacionismo e sustentabilidade. Um número bastante preocupante já se inicia pelo número de UC estaduais criadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Enrique de Medeiros Jeronimo, Universidade Potiguar, Natal, RN

Doutorado em Engenharia Quimica. Engenheiro de Processamento de Petroleo da Petrobras.

Estevão Santos, Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Arquiteto

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Agenda 21 Brasileira: Resultado da Consulta Nacional. Brasília: MMA/PNUD,

____. Agenda 21 Brasileira: Ações Prioritárias. Brasília: MMA/PNUD, 2002.

QUEIROZ, Fábio Albergaria. Meio ambiente e comércio internacional: relação sustentável ou opostos inconciliáveis? 2003. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável).

BRASIL, Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), Universidade de Brasília, Brasília. BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil, Senado Federal, Centro Gráfico, Brasília, 1988, 292 p.

BRASIL, 2000. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC: Lei nº 9.985, de 18 de julho de2000. Brasília: MMA/SBF, 2000. p.32. Ementa.

ERVIN, J. Metodologia do WWF para avaliação rápida e a priorização do manejo de unidades de conservação (Rappam). São Paulo, SP, WWF-Brasil. 2003(a). 70 p. (Tradução WWF-Brasil).

IBAMA. Ecossistemas Brasileiros. Moacyr Bueno Arruda (org.). Brasília: Edições IBAMA, 2001.49 p.

IDEMA. Estudos técnicos e caracterização preliminar das áreas potenciais para criação de novas unidades de conservação no estado do Rio Grande do Norte. Edições do IDEMA, 2011.

LIMA, L. E. C., 1989. Considerações Ecológicas sobre O Vale do Paraíba do Sul, Centro Educacional Objetivo, São Paulo e Fundação Nacional do Tropeirismo, Caçapava, 46 p.

MILLER, K. R. Evolução do Conceito de Áreas de Proteção – Oportunidade para o Século XXI. In: Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, Curitiba, 1997.

SOAVINSKI. R. J. Sistema Nacional de Unidades de Conservação: Legislação e Política. In: XXX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, Curitiba, 1997.

Downloads

Publicado

2013-04-07

Como Citar

Jeronimo, C. E. de M., & Santos, E. (2013). Unidades de conservação da natureza: diagnóstico do Programa Estadual de Unidades de Conservação-PEUC no Rio Grande do Norte-Brasil. Revista Monografias Ambientais, 11(11), 2435–2445. https://doi.org/10.5902/223613087680

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)