Análise da implementação da política municipal de educação ambiental no município de Natal/RN
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613087653Palavras-chave:
Educação Ambiental, Política Ambiental, Participação PopularResumo
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a implementação da Política Municipal de Educação Ambiental no Município de Natal/RN (PMEAN). Para se alcançar este objetivo foi necessário identificar as atividades, ações, procedimentos, técnicas, mecanismos de participação popular e aportes financeiros que estão sendo utilizadas pelos gestores da referida política, para envolver os indivíduos e a coletividade dos cenários da educação formal, e não formal acerca da Educação Ambiental. A metodologia utilizada para analisar as estratégias de implementação da política em análise foi a consulta bibliográfica sobre o tema; a pesquisa em sites sobre artigos científicos relacionados ao tema, a apreciação de documentos, de experiências práticas, das instâncias de diálogo e pactuação de políticas, programas, projetos, planos políticos e pedagógicos; a aplicação de questionários abertos com abordagem qualitativa sobre o contexto temático. O público alvo desta investigação foi gestores municipais das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, professores de ensino fundamental das escolas públicas e particulares do município de Natal, discentes das referidas escolas e moradores de comunidades do espaço citadino natalense. Para a obtenção dos resultados desta pesquisa foi considerada a validação e efetivação das estratégias de implementação da PMEAN. Em razão disto, o estudo dos elementos investigados tiveram como parâmetro o estabelecido pela Lei 9795/99, da Política Nacional de Educação Ambiental do Brasil.
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