As novas tecnologias de informação, comunicação e a educação ambiental

Autores

  • Ana Beatriz Alves Araujo ersidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN
  • Davi Jeremias da Silva Moura Universidade Potiguar, Natal, RN
  • Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo Universidade Potiguar, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130813057

Palavras-chave:

Comunicação, Novas tecnologias de informação, Hipermídia, Educação Ambiental

Resumo

Nos últimos anos o desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação, bem como a ampliação de seus usos têm criado enormes expectativas e possibilidades na educação escolar. Em relação à Educação Ambiental, o uso das novas tecnologias de informação e comunicação representa um avanço no ensino formal, já que a integração da informática e dos multimeios propiciam a sensibilização e o conhecimento de ambientes diferenciados e dos seus problemas intrínsecos, por parte dos alunos, por mais distantes espacialmente que eles estejam. A partir da concepção de uma Educação Ambiental vinculada à pedagogia da complexidade, esse artigo procura discutir a potencialidade do uso dos princípios da Educação Ambiental no suporte digital por meio do uso de imagens, textos e sons, implementados pela hipermídia, tecnologia não sequencial, cujas informações são acessadas de modo associativo. Neste trabalho é apresentada uma correlação entre as novas tecnologias da informação, a comunicação e esses elementos como uma ferramenta para cultuar mudanças no âmbito da educação ambiental.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Alves Araujo, ersidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN

Mestranda UFERSA.

Davi Jeremias da Silva Moura, Universidade Potiguar, Natal, RN

Graduado pela UFRN.

Carlos Enrique de Medeiros Jerônimo, Universidade Potiguar, Natal, RN

Doutorado em Engenharia Quimica. Engenheiro de Processamento de Petroleo da Petrobras.

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

Araujo, A. B. A., Moura, D. J. da S., & Jerônimo, C. E. de M. (2014). As novas tecnologias de informação, comunicação e a educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 13(3), 3278–3288. https://doi.org/10.5902/2236130813057

Edição

Seção

ARTIGOS

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