“Que planeta é esse?”

Autores

  • Loreni Beatriz Arnold Wildner Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Lilia Cavalheiro Pinto Teichmann Escola municipal infantil Solange Ana Copetti, Ijuí, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084253

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Infantil, Lixo, Reciclagem

Resumo

Durante muito tempo o ser humano explorou o Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece. Além de explorá-lo indiscriminadamente e reduzir significativamente as reservas de água potável, ar puro e solo produtivo, ele descarta seus dejetos aumentando assustadoramente a produção de lixo em todo o planeta. Desta forma, é imprescindível que, desde a educação infantil, primeira etapa da educação escolar, haja o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis, a poluição causada e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo. O projeto “Que planeta é esse?” foi desenvolvido na escola municipal Infantil Solange Ana Copetti, integrante da rede municipal de ensino de Ijuí com 19 alunos de uma turma de maternal II com idade entre 3 e 4 anos. Foi baseado na contação de historias, passeios de observação pelo bairro e até o riacho Espinho, registros com desenhos e cartazes, coleta de materiais recicláveis, separação conforme as cores de reciclagem e confecção de brinquedos de sucatas, entre outras atividades. A partir deste trabalho ficou evidenciado que a criança é naturalmente curiosa e observadora, sendo que seu desenvolvimento ocorre através das descobertas que faz e das relações que estabelece como mundo que a cerca. Desta forma é imprescindível desenvolver atividades que lhe possibilitem entrar em contato com temas referentes às questões ambientais como destino correto do lixo e reciclagem, permitindo que desde cedo eles despertem para temas importantes relacionados ao meio ambiente e bem estar de toda a humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loreni Beatriz Arnold Wildner, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Sou formada em ciências plenas habilitação química ensino médio e ciências 1°grau pela UNIJUI/IJUI. Estou cursando pós graduação em educação ambiental pela UAB da UFSM. Trabalho há 12 anos como professora de educação infantil na rede municipal de ensino de ijui.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. Coleção pensamento e ação no magistério.

ALMEIDA, C. M. Biocombustível: Uma análise econômica para a região metropolitana de Salvador. 2002. 69f. Monografia (Trabalho de Conclusão da Especialização em Ciências Econômicas) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. V.3, Brasília. MEC/SEF 1998

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Escola Infantil: Pra que te quero? In CRAIDY, Carmen e KAERCHER, Gládis E.(org) Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2007.p.13-22.

CAGNETI, Sueli Souza. Livro que te quero livro. Rio de Janeiro: Nodica, 1996.

CARVALHO, I. Los sentidos de lo ambiental. In: Leff E. La complejidad ambiental. México (DF): Siglo XXI; 2000.

CAVATON,Maria Fernanda Farah. Desenvolvimento infantil e práticas pedagógicas. In. Simpósio Infantil: construindo o presente. Anais. Brasília:UNESCO Brasil, 2003.

CAMPOS, Maria M.;FÜLLGRAF, Jodete e WIGFGERS, Verena.A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, 2006.

CUBERES, M.T.G. Entre as fraldas e as letras. Contribuições a educação infantil, 2° Ed, Ed Artimed 2002,trad. Beatriz, Alfonso Neves-Porto alegre. ED Artes Medicas 1997.

DIDONET, V. Creche a que veio... Para onde vai. V18, n°73, 93p. 1997.

LOUREIRO, C. F. B. Cidadania e meio ambiente. Salvador: Ed. CRA/BA, 2003. 176p.

LUDKE, André. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU 1996.

PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. Rio de Janeiro: Fundo de cultura, 1973.

RENNÓ,R.C. Que planeta é esse?5ª edição. São Paulo ed.FTD 1989

ROSENAU, Luciana dos Santos. Pesquisa e pratica profissional. Curitiba Ed,BPEX 2008.

TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. A sutil complexidade das práticas pedagógicas com bebês. In. FILHO, José Altino Martins et.al. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.

ZABALZA,Miguel A. Qualidade em Educação Infantil. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed,1998.

Downloads

Publicado

2012-01-23

Como Citar

Wildner, L. B. A., & Teichmann, L. C. P. (2012). “Que planeta é esse?”. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1074–1082. https://doi.org/10.5902/223613084253