AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: UM ENFOQUE A UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708773Palavras-chave:
Agroindústrias, Custos, Gestão.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611708773
A contabilidade é a ciência que estuda o Patrimônio das empresas e das pessoas. Com o mercado cada vez mais competitivo, nota-se uma crescente utilização das informações contábeis nas organizações como uma ferramenta de auxílio na tomada de decisões. Para se manter no mercado atual, o produtor rural procura utilizar novas tecnologias na busca para produzir produtos de maior qualidade. Concomitantemente, tem-se utilizado da Contabilidade de Custos como uma ferramenta essencial para manter o produto competitivo. Devido a esse panorama, este trabalho pretende avaliar a utilização das informações contábeis no processo de composição do custo de produção das agroindústrias do município de Santa Maria - RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a uma amostra de 25 agroindústrias do município. Essa pesquisa baseou-se em um questionário semi-estruturado, no qual continha perguntas abertas com a finalidade de obter as informações peculiares de cada empreendimento. Os resultados apontam que a maioria dos proprietários das agroindústrias tem o conhecimento da contabilidade de custos e a maior parte realiza registros de custos em cadernos ou papéis diversos. Ainda, mais da metade das agroindústrias estudadas utilizam informações da contabilidade de custos para a formação de preço dos produtos, beneficiando-se, uma vez que o custo dos produtos é a base do preço de venda.
Downloads
Referências
CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C. Mensuração e controle de custos: um estudo empírico em empresas agroindustriais. Sistemas & Gestão, v. 1, n. 2, p. 132-141, 2006.
EYERKAUFER, MARINO LUIZ. Contabilidade gerencial na gestão de propriedades rurais: um estudo das propriedades leiteiras no Extremo oeste do Estado de Santa Catarina. 2007. 180 f. Dissertação do Mestrado em Ciências Contábeis do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília/DF, 2011. Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/agri_familiar_2006/default.shtm>Acesso em: 25 abr. 2011.
MORATO, L. A. N.; TEIXEIRA, R. M. Perfil e gestão de agroindústrias no semiárido sergipano. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 12, n. 3, p. 355 – 369, 2010.
NIEDERLEI, P. A.; WESZ JUNIOR, V. Possibilidades e limites da agroindustrialização à diversificação dos meios de vida na agricultura familiar: evidências a partir da região Missões-RS. In: II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. Anais. Porto Alegre, 2008.
RAIS. Relação Anual das Informações Sociais. Brasília, Ministério do Trabalho e Emprego. Brasil: 2008.
REYS, R. P.; MEDEIROS, A. L.; MONTEIRO, L. A. Custos de produção da atividade leiteira na região sul de Minas Gerais. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 3, n. 2, 2001.