AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: UM ENFOQUE A UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS

Autor/innen

  • Jaqueline Carla Guse Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vagner Horz Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Camile Melez Nunes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marivane Vestena Rossato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andréa Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708773

Schlagworte:

Agroindústrias, Custos, Gestão.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611708773

A contabilidade é a ciência que estuda o Patrimônio das empresas e das pessoas. Com o mercado cada vez mais competitivo, nota-se uma crescente utilização das informações contábeis nas organizações como uma ferramenta de auxílio na tomada de decisões. Para se manter no mercado atual, o produtor rural procura utilizar novas tecnologias na busca para produzir produtos de maior qualidade. Concomitantemente, tem-se utilizado da Contabilidade de Custos como uma ferramenta essencial para manter o produto competitivo. Devido a esse panorama, este trabalho pretende avaliar a utilização das informações contábeis no processo de composição do custo de produção das agroindústrias do município de Santa Maria - RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa junto a uma amostra de 25 agroindústrias do município. Essa pesquisa baseou-se em um questionário semi-estruturado, no qual continha perguntas abertas com a finalidade de obter as informações peculiares de cada empreendimento. Os resultados apontam que a maioria dos proprietários das agroindústrias tem o conhecimento da contabilidade de custos e a maior parte realiza registros de custos em cadernos ou papéis diversos. Ainda, mais da metade das agroindústrias estudadas utilizam informações da contabilidade de custos para a formação de preço dos produtos, beneficiando-se, uma vez que o custo dos produtos é a base do preço de venda.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Jaqueline Carla Guse, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Vagner Horz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Academico do curso de Ciências Contábeis pela UFSM.

Camile Melez Nunes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis pela UFSM.

Marivane Vestena Rossato, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é docente colaboradora da Universidade Federal de Santa Maria e projessor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade ambiental, responsabilidade social, contabilidade, custos e icms ecológico.

Andréa Cristina Dörr, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) , mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Economia na Universidade de Hannover, Alemanha (2009). Realizou estágio na Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria em 2008. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em agronegócio, cadeias agroindustriais, comércio internacional e programas de certificação. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas, Professora Permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e do Programa de Pós-Graduação em Economia & Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria-RS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Agronegócios.

Literaturhinweise

CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C. Mensuração e controle de custos: um estudo empírico em empresas agroindustriais. Sistemas & Gestão, v. 1, n. 2, p. 132-141, 2006.

EYERKAUFER, MARINO LUIZ. Contabilidade gerencial na gestão de propriedades rurais: um estudo das propriedades leiteiras no Extremo oeste do Estado de Santa Catarina. 2007. 180 f. Dissertação do Mestrado em Ciências Contábeis do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília/DF, 2011. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/agri_familiar_2006/default.shtm>Acesso em: 25 abr. 2011.

MORATO, L. A. N.; TEIXEIRA, R. M. Perfil e gestão de agroindústrias no semiárido sergipano. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 12, n. 3, p. 355 – 369, 2010.

NIEDERLEI, P. A.; WESZ JUNIOR, V. Possibilidades e limites da agroindustrialização à diversificação dos meios de vida na agricultura familiar: evidências a partir da região Missões-RS. In: II Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. Anais. Porto Alegre, 2008.

RAIS. Relação Anual das Informações Sociais. Brasília, Ministério do Trabalho e Emprego. Brasil: 2008.

REYS, R. P.; MEDEIROS, A. L.; MONTEIRO, L. A. Custos de produção da atividade leiteira na região sul de Minas Gerais. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 3, n. 2, 2001.

Veröffentlicht

2013-06-03

Zitationsvorschlag

Guse, J. C., Horz, V., Nunes, C. M., Rossato, M. V., & Dörr, A. C. (2013). AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: UM ENFOQUE A UTILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 11(11), 2340–2350. https://doi.org/10.5902/223611708773

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in

1 2 3 4 > >>