GESTÃO DA ATIVIDADE RURAL: UM ESTUDO JUNTO AOS COMPRADORES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS VISITANTES DA EXPOINTER – ESTEIO/RS

Autores/as

  • Jaqueline Carla Guse Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andréa Cristina Dörr Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marivane Vestena Rossato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Luiz Antônio Rossi de Freitas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708776

Palabras clave:

Agronegócio, Decisão de Compra, Máquinas Agrícolas.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611708776

Devido à grande importância social e econômica do agronegócio, este estudo busca identificar os fatores determinantes que mais influenciam na decisão de compra de máquinas agrícolas. Para alcançar o objetivo foi realizada uma análise do processo de tomada de decisão afetuada pelos produtores rurais, identificando o perfil destes produtores e quais os fatores mais valorizados no momento da compra. Inicialmente, realizou-se uma abordagem sobre a indústria de máquinas e implementos agrícolas no Brasil e no Rio Grande do Sul e suas estatísticas de produção e vendas. Após, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o processo de tomada de decisão. A metodologia utilizada neste trabalho é um estudo exploratório através de pesquisa de campo realizada no ano de 2011 na exposição internacional de Animais, Máquinas, Implementos e produtos Agropecuários (EXPOINTER) – Esteio/RS, através da aplicação de um questionário semi-estruturado. Conclui-se que os principais fatores que determinam a compra estão relacionados com a facilidade operacional, confiança na marca, opinião de amigos e especialistas e a forma de financiamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline Carla Guse, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Andréa Cristina Dörr, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) , mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Economia na Universidade de Hannover, Alemanha (2009). Realizou estágio na Organizações das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria em 2008. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em agronegócio, cadeias agroindustriais, comércio internacional e programas de certificação. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas, Professora Permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e do Programa de Pós-Graduação em Economia & Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria-RS e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Agronegócios.

Marivane Vestena Rossato, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é docente colaboradora da Universidade Federal de Santa Maria e projessor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade ambiental, responsabilidade social, contabilidade, custos e icms ecológico.

Luiz Antônio Rossi de Freitas, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciencias Contabeis pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Especialização em Cooperativismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Finanças de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade I, Projetos de Investimentos, Praticas Contábeis na Atividade Rural, Finanças Empresariais, Custos, Planejamento Estratégico e Mercado de Capitais

Citas

ABIMAQ. Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Disponível em:

<http://www.abimaq.org.br>. Acesso em: 01 nov. 2010.

CALLADO, A. A. C.; MORAES FILHO, R. A. de. Gestão empresarial no agronegócio. In: CALLADO, Antônio André Cunha (Org.). Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005. p. 1-10.

FREDERICO, E.; ROBIC, A. R. Estudo dos fatores determinantes da satisfação do consumidor com vestuário infantil. [artigo científico]. 2006. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/evento.phpacao=trabalho&cod_edicao_subsecao=149&cod_eveno_edicao=10&cod_edicao_trabalho=5630>. Acesso em: 10 abr. 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUIMARÃES, A. P. A crise agrária brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000.

SILVA, J. G. A nova dinâmica da agricultura brasileira. 2 ed. rev. Campinas: UNICAMP, 1996.

SILVA, M. Z.; RECH, L. C.; RECH, G. M. Estudo sobre as práticas de gestão utilizadas no gerenciamento das pequenas propriedades rurais de Guaramirim. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 17, n. 9, p. 57-74, 2010.

Publicado

2013-06-03

Cómo citar

Guse, J. C., Dörr, A. C., Rossato, M. V., & Freitas, L. A. R. de. (2013). GESTÃO DA ATIVIDADE RURAL: UM ESTUDO JUNTO AOS COMPRADORES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS VISITANTES DA EXPOINTER – ESTEIO/RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 11(11), 2357–2365. https://doi.org/10.5902/223611708776

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>