GESTÃO DA ATIVIDADE RURAL: UM ESTUDO JUNTO AOS COMPRADORES DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS VISITANTES DA EXPOINTER – ESTEIO/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708776Schlagworte:
Agronegócio, Decisão de Compra, Máquinas Agrícolas.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611708776
Devido à grande importância social e econômica do agronegócio, este estudo busca identificar os fatores determinantes que mais influenciam na decisão de compra de máquinas agrícolas. Para alcançar o objetivo foi realizada uma análise do processo de tomada de decisão afetuada pelos produtores rurais, identificando o perfil destes produtores e quais os fatores mais valorizados no momento da compra. Inicialmente, realizou-se uma abordagem sobre a indústria de máquinas e implementos agrícolas no Brasil e no Rio Grande do Sul e suas estatísticas de produção e vendas. Após, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o processo de tomada de decisão. A metodologia utilizada neste trabalho é um estudo exploratório através de pesquisa de campo realizada no ano de 2011 na exposição internacional de Animais, Máquinas, Implementos e produtos Agropecuários (EXPOINTER) – Esteio/RS, através da aplicação de um questionário semi-estruturado. Conclui-se que os principais fatores que determinam a compra estão relacionados com a facilidade operacional, confiança na marca, opinião de amigos e especialistas e a forma de financiamento.
Downloads
Literaturhinweise
ABIMAQ. Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. Disponível em:
<http://www.abimaq.org.br>. Acesso em: 01 nov. 2010.
CALLADO, A. A. C.; MORAES FILHO, R. A. de. Gestão empresarial no agronegócio. In: CALLADO, Antônio André Cunha (Org.). Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005. p. 1-10.
FREDERICO, E.; ROBIC, A. R. Estudo dos fatores determinantes da satisfação do consumidor com vestuário infantil. [artigo científico]. 2006. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/evento.phpacao=trabalho&cod_edicao_subsecao=149&cod_eveno_edicao=10&cod_edicao_trabalho=5630>. Acesso em: 10 abr. 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, A. P. A crise agrária brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2000.
SILVA, J. G. A nova dinâmica da agricultura brasileira. 2 ed. rev. Campinas: UNICAMP, 1996.
SILVA, M. Z.; RECH, L. C.; RECH, G. M. Estudo sobre as práticas de gestão utilizadas no gerenciamento das pequenas propriedades rurais de Guaramirim. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 17, n. 9, p. 57-74, 2010.