Instrumentos utilizados para a avaliação de gestores: similaridades e diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887317

Palavras-chave:

avaliação, instrumentos, qualidade

Resumo

Com premissas relacionadas à formação do gestor escolar, elementos da avaliação de desempenho do profissional começaram a surgir como um procedimento para auxiliar nas melhorias. Neste sentido, a avaliação de gestores se tornou mais do que uma opção. Este estudo teve como objetivo analisar os instrumentos que têm sido utilizados para avaliação de gestores escolares, numa das regiões mais ricas do Brasil. Utilizou-se metodologia qualitativa, a partir de análise de documentos. Os resultados revelaram inconsistências nos instrumentos examinados. Destacamos a falta de clareza nos objetivos, alta similaridade entre os aspectos usados para avaliar o diretor ou o coordenador pedagógico e, sobretudo, ausência de critérios de qualidade, tornando os instrumentos mais subjetivos e inconsistentes, comprometendo a validade e a utilidade dos resultados obtidos.

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Biografia do Autor

Renata Maria Sobral, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutoranda em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pedagoga pela Uniabc e graduada em Letras pela FFCL Fundação Santo André. Tem experiência de 36 anos na educação básica, atuando como formadora de professores pelo Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação de São Caetano do Sul, como Professora Auxiliar de Direção, Coordenadora Pedagógica e Docente na Educação Infantil. Atualmente, é supervisora de Ensino e pesquisadora do Observatório da Educação do Grande ABC, na USCS.

Hélida Lúcia Paulini, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutoranda em Educação pela USCS. Mestra em Ciências pela USP. Especialista em gestão escolar e psicopedagogia clínica e institucional. Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Metodista de São Paulo. Integra o grupo de pesquisas da USCS, Observatório da Educação Básica do Grande ABC, com ênfase em avaliação escolar. Membro do Conselho Municipal da Educação e do Fórum Municipal de Educação de São Caetano do Sul. Supervisora de ensino de São Caetano do Sul e formadora de professores e gestores. Coordenou o programa de formação dos profissionais da Educação Infantil no Centro de Capacitação Dra. Zilda Arns. Coordenou a elaboração do Currículo Municipal de São Caetano do Sul - etapa Educação Infantil em 2019 e participou da revisão e leitura crítica desse documento em 2023. Tem carreira no magistério, atuando na gestão escolar, formação e docência nos diversos segmentos da educação básica e do ensino superior, lecionando nos cursos de Pedagogia e Psicopedagogia.

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pedagogo, Mestre e Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui Pós-Doutorado com a realização de estudos em escolas no Brasil e na Itália. Foi representante da América do Sul no International Board IOSTE - International Organization for Science and Technology Education (2008-2010). Foi professor visitante na Brock University, Canadá, em 2019. É professor titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Departamento de Educação) e coordenador do Projeto de Observatório da Região do Grande ABC Paulista e líder do Grupo de Pesquisas em Avaliação Educacional e Desempenho (GPAED).

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Publicado

06-08-2024

Como Citar

Sobral, R. M., Paulini, H. L., & Garcia, P. S. (2024). Instrumentos utilizados para a avaliação de gestores: similaridades e diferenças. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87317. https://doi.org/10.5902/2318133887317