Em defesa da filosofia e de uma educação para o pensar: incertezas e desafios para a escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065770974

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Martha Nussbaum, Matthew Lipman, Comunidade de Investigação

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo apresentar a importância da filosofia na perspectiva educacional a partir de Matthew Lipman e Martha Nussbaum. Com o objetivo de analisar a reflexão filosófica defendida por ambos os autores, procura-se problematizar o papel desempenhado por um ensino formativo, humanístico e que se articula diretamente com os modos de ser, pensar e agir. As questões norteadoras do estudo são: porque é relevante defender a filosofia nas escolas? O que estes autores pensam sobre diálogo, pensamento crítico e investigação? Quais são as contribuições da filosofia para a sustentação de uma escola que favoreça o respeito às diferenças e conscientize para o bem comum? Para responder essas provocações, o ensaio está estruturado em três partes, na primeira é demonstrada de forma bem objetiva, o cenário de crises e incertezas que a escola vêm passando, em seguida é apresentado os traços da filosofia como educação para o pensar a partir de Matthew Lipman, na terceira  parte, através do pensamento de Martha Nussbaum, evidencia-se que diante de uma crise sem precedentes no âmbito da educação, é necessária a defesa de uma pedagogia socrática, ao contrário de um ensino sob o prisma da modernização escolar voltada  ao gerencialismo neoliberal. Desde esta perspectiva, temos a firme convicção em sustentar o ensino de filosofia como disciplina necessária para o pensamento crítico, por meio da investigação e do diálogo. Tendo em vista essas questões, nas considerações finais retoma-se a problemática realizada e aponta-se desafios que fomentam a construção do conhecimento para a vivência da cidadania e sustentação da democracia. Essa pesquisa é de caráter teórico-bibliográfico, amparada numa metodologia qualitativa e ancorada no método analítico-hermenêutico.

 

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Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Professor Doutor na Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Antônio Pereira dos Santos, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Mestrando pela Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

Julia Costa Oliveira, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Graduanda pela Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil

 

Referências

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

Fávero, A. A., Santos, A. P. dos, & Oliveira, J. C. (2023). Em defesa da filosofia e de uma educação para o pensar: incertezas e desafios para a escola. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 9(1), e1/1–18. https://doi.org/10.5902/2448065770974

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua