O ensino de filosofia no nível médio: tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065743776

Palavras-chave:

Ensino médio, Ensino de filosofia, Tecnologias digitais, Práticas pedagógicas inovadoras.

Resumo

Este artigo problematiza a contribuição das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem da filosofia no nível médio e tem como objetivo analisar a viabilidade da aprendizagem filosófica mediada por elas. A metodologia para a coleta de dados foi a pesquisa da observação participante de abordagem qualitativa. Foram realizadas observações das aulas de um professor de filosofia, em escola pública estadual do município de Curitiba-PR, por um estudante de filosofia, participante de projeto de iniciação científica, orientado por um pesquisador da área de Educação e Novas Tecnologias. Os resultados da pesquisa evidenciam que o ensino de filosofia no ensino médio pode ser mediado por recursos tecnológicos digitais, envolvendo os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem no estudo dos temas filosóficos. No entanto, a inserção das tecnologias digitais torna-se um desafio propriamente filosófico, pois a utilização de tal ferramenta pode modificar o conteúdo e o fazer filosófico, o que, em si, representa um problema filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Aparecido Pinhelli Mendes, Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, Paraná

Professor Doutor no Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, Paraná, Brasil.

Fábio Antônio Gabriel, Rede Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, Paraná

Professor Doutor na Rede Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Arthur Silva Araújo, Rede Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, Paraná

Professor na Rede Estadual de Educação do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Referências

ABREU, C. N.; EISENSTEIN, E.; ESTEFENON, S. G. B. Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

ALMEIDA, M. E. ProInfo: informática e formação de professores – v. 1; Brasília: MEC/Secretaria de Educação a Distância, 2000.

BENETTI, C. C. Filosofia e ensino, singularidade e diferença: entre Lacan e Deleuze. Ijuí: Unijuí, 2006.

BEHRESNS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. Cap. 2. p. 73-141.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 31 jan. 2012, Seção 1, p. 20.

CARRILHO, Manuel M. Razão e transmissão da Filosofia. Lisboa: Casa da Moeda, 1987.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual. Porto Alegre: Artmed, 2010.

D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria a prática. Campinas: Papirus, 2001.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 1992.

GABRIEL, F. A. A aula de filosofia enquanto experiência filosófica: possibilitar ao estudante de filosofia “criar conceitos” e ou “avaliar o valor dos valores”. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.

GALLO, S. Metodologia do ensino de Filosofia: uma didática para o Ensino Médio. Campinas/SP: Papirus, 2012.

HELLER, A. A Filosofia radical. Tradução Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1983.

HORN, G. B. ; MENDES, A. P. P. Ensino de Filosofia: método e recepção filosófica em Agnes Heller. Educar em Revista. Curitiba, n. 62, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602016000400279&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 11 jun. 2020.

HORN, G. B. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

JASPERS, K. Introdução ao pensamento filosófico. Tradução Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 1971.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

LACAN J. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (M. D. Magno, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2015.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2015.

LITWIN, E. Tecnologia educacional: política, história e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Distance Education – A Systems View. Belmont: Wadsworth, 1996.

MORAES, S. B. A. Ensino de Filosofia e as TIC: reflexões a partir de experiências do PIBID Filosofia da UFSM. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2014.

MORAN, J. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, v. 25, n. 02, 1997.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. Cap. 1. p. 11-72.

OBIOLS, Guillermo. Uma Introdução Ao Ensino da Filosofia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

SILVA, J. C. Informática e cultura profissional: o laboratório de informática da escola como espaço de formação. In: FONSECA, S. G. Currículos, saberes e culturas escolares. Campinas: Editora Alínea, 2007.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

Mendes, A. A. P., Gabriel, F. A., & Araújo, A. S. (2020). O ensino de filosofia no nível médio: tecnologias digitais e práticas pedagógicas inovadoras. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 6, e14/ 1–17. https://doi.org/10.5902/2448065743776

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua