O nascimento do/a professor/a de filosofia no Estágio Curricular Supervisionado

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065788864

Parole chiave:

Ensino de Filosofia, Estágio Docente, Experiência de Si, Escola, Formação

Abstract

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia em uma escola pública de Santa Maria/RS. Seu objetivo é problematizar o nascimento do ser professor/a nesse contexto, pois ao decorrer desse percurso foi possível diagnosticar uma crise de identidade docente, movido por uma dualidade de pertencimento entre um Eu docente e um Eu discente. O Eu discente apreende algumas teorias, conteúdos e metodologias que incorporam táticas e redes de compreensão para as novas práticas do Eu docente, isto é, no momento do Estágio Curricular Supervisionado a formação do professor/a estagiário está na ordem do duplo, entre a institucionalidade e a cotidianidade do escolar. Em consequência, na formação inicial do/a professor/a de filosofia veremos que constantemente precisa refletir suas concepções de ensinar filosofia e o seu próprio papel no processo de ensino. Neste texto, sobretudo sob o olhar da experiência, pretende-se relatar os dispositivos pedagógicos que produziram os/as novos/as professores/as de Filosofia, veremos que em parte imersos na complexidade da escola sociocultural, em outra parte mobilizados a exercitarem uma Experiência de Si.

Downloads

Biografie autore

Willian Xavier Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduado em Filosofia - Licenciatura, atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Ao longo da graduação foi bolsista CAPES do Programa de Residência Pedagógica no Subprojeto Filosofia, da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas "Filosofia, Cultura e Educação" (FILJEM/CNPq). Tem interesse e desemvolve pesquisas na interface entre as áreas Filosofia e Educação, com foco em Ensino de/a Filosofia, Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas.

Vitória Albert Sauzem, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada no curso de Filosofia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. Durante a graduação foi bolsista CAPES de iniciação a docência pelo PIBID no período de abril de 2019 a janeiro de 2020, e posteriormente, de outubro de 2020 a maio de 2021. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: História da filosofia, Ensino de filosofia, BNCC - Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e educação.

Riferimenti bibliografici

ARENDT. Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

ARENDT. Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte. Autêntica, 2009.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio-cultural. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte, UFMG 194, 1996.

DELEUZE, Gilles. Dobra (a): Leibniz e o Barroco. Papirus Editora, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Papirus editora, 2013.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2017.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.

PEGORARO, Olinto. Política da filosofia no Brasil. Zero Hora. Porto Alegre, 1979.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Autores associados, 2018.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TOMAZETTI, Elisete Medianeira. ESTÁGIO EM FILOSOFIA E PRÁTICAS DE EXPERIÊNCIA DE SI (DOCENTE). Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), n. 34, p. 71-92, 2020.

Pubblicato

2025-03-03

Come citare

Lopes, W. X., & Sauzem, V. A. (2025). O nascimento do/a professor/a de filosofia no Estágio Curricular Supervisionado. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 11(1), e1/1–26. https://doi.org/10.5902/2448065788864

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua