O nascimento do/a professor/a de filosofia no Estágio Curricular Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065788864Parole chiave:
Ensino de Filosofia, Estágio Docente, Experiência de Si, Escola, FormaçãoAbstract
Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da experiência do Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia em uma escola pública de Santa Maria/RS. Seu objetivo é problematizar o nascimento do ser professor/a nesse contexto, pois ao decorrer desse percurso foi possível diagnosticar uma crise de identidade docente, movido por uma dualidade de pertencimento entre um Eu docente e um Eu discente. O Eu discente apreende algumas teorias, conteúdos e metodologias que incorporam táticas e redes de compreensão para as novas práticas do Eu docente, isto é, no momento do Estágio Curricular Supervisionado a formação do professor/a estagiário está na ordem do duplo, entre a institucionalidade e a cotidianidade do escolar. Em consequência, na formação inicial do/a professor/a de filosofia veremos que constantemente precisa refletir suas concepções de ensinar filosofia e o seu próprio papel no processo de ensino. Neste texto, sobretudo sob o olhar da experiência, pretende-se relatar os dispositivos pedagógicos que produziram os/as novos/as professores/as de Filosofia, veremos que em parte imersos na complexidade da escola sociocultural, em outra parte mobilizados a exercitarem uma Experiência de Si.
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