O que pode o ensino de filosofia na BNCC?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065767379

Palavras-chave:

ensino de filosofia, currículo, BNCC, competência, habilidade

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades para o ensino de filosofia como disciplina na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo é analisar as competências e habilidades da base para extrair conceitos e noções que necessariamente demandam uma atuação específica da filosofia, como disciplina curricular obrigatória. Através do desenvolvimento da discussão, é demonstrado o quanto a filosofia é uma disciplina estrutural e necessária ao desenvolvimento de certas competências gerais e competências e habilidades das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além disso, o material aqui reunido visa embasar, conceitual e legalmente, a necessidade estratégica da filosofia no currículo para legitimar a pretensão pedagógica da BNCC, que professa uma educação que conjugue conhecimentos, valores e posicionamentos sociais e éticos.

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Biografia do Autor

André Luis La Salvia, Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP

Professor doutor da Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP, Brasil

Osvaldo Cunha Neto, Instituto Federal de Rondônia, Vilhena, RO

Professor doutor do Instituto Federal de Rondônia, Vilhena, RO, Brasil

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Salvia, A. L. L., & Neto, O. C. (2021). O que pode o ensino de filosofia na BNCC?. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e16/1–24. https://doi.org/10.5902/2448065767379

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Filosofia, BNCC e Reforma do Ensino Médio