Filosofar com o cinema
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065724138Mots-clés :
Cinema, Ensino, FilosofiaRésumé
Uma das dificuldades encontradas no ensino da Filosofia, está na visualização do aluno do tema/problema abordado com o mundo, ou de outra maneira, a dificuldade se encontra na aproximação que o professor deve realizar entre o tema/problema e o mundo do aluno. Frente a esta dificuldade, a pesquisa pretende fundamentar a utilização do cinema para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Filosofia no ensino médio, tendo como ponto de partida uma obra cinematográfica, não excluindo a importância da utilização de outros recursos, como o texto filosófico. Os objetivos da pesquisa são contribuir para a metodologia do ensino de Filosofia no ensino médio e relatar experiência no âmbito do PIBID Filosofia da UNICENTRO com a ferramenta investigada e proposta.
Téléchargements
Références
ASPIS, Renata P. Lima. O Professor de Filosofia: o ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. In: Caderno Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004.
CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CERLETTI, Alejandro. O Ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. 8 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.