Considerações sobre o projeto de vida e o ensino de filosofia no novo ensino médio

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065787903

Schlagworte:

Projeto de vida;, Ensino de Filosofia, BNCC, Prática pedagógica, Interdisciplinaridade

Abstract

A proposta de um ensino de filosofia imbricado ao projeto de vida, de algum modo ser equiparado ao trabalho filosófico – como muitas vezes o trabalho em arquitetura – é antes de tudo um trabalho sobre Si-mesmo. O presente estudo manifesta o entendimento de que é preciso considerar o Ensino de Filosofia no Novo Ensino Médio como elemento fundante para a construção do projeto de vida. Essa afirmação está pautada no que direciona a competência geral número 8 da BNCC e seus desdobramentos no Documento Referencial Curricular da Bahia. Pautado do método bibliográfico,este artigo apresenta como resultado a valorização da prática pedagógica inserida no componente curricular da licenciatura em filosofia, como elemento potencializador do fazer docente do professor de filosofia no ensino médio, oferecendo-lhe substratosfilosóficos para lidar com o projeto de vida. Frente a essa empreitada do projeto de vida relacionado com o ensino de filosofia está, além de uma concepção puramente teórica, uma discussão pautada no campo prático-existencial.

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Autor/innen-Biografie

Mauricio Silva Alves, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (2009), Especialização em filosofia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012), graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2014) e Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Especialização em Tutoria e Educação à Distância pela Universidade Cândido Mendes (2014). Tem experiência na área de Filosofia da Educação, em Filosofia Geral e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: o cotidiano como categoria filosófica em Wittgenstein.O ensino de filosofia como problema filosófico nas obras de Foucault e Guilles Deleuze.

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Veröffentlicht

2024-11-13

Zitationsvorschlag

Alves, M. S. (2024). Considerações sobre o projeto de vida e o ensino de filosofia no novo ensino médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e11/1–14. https://doi.org/10.5902/2448065787903