Filosofar com o cinema

Autores

  • Daniel Donato Piasecki Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Maringá, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065724138

Palavras-chave:

Cinema, Ensino, Filosofia

Resumo

Uma das dificuldades encontradas no ensino da Filosofia, está na visualização do aluno do tema/problema abordado com o mundo, ou de outra maneira, a dificuldade se encontra na aproximação que o professor deve realizar entre o tema/problema e o mundo do aluno. Frente a esta dificuldade, a pesquisa pretende fundamentar a utilização do cinema para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Filosofia no ensino médio, tendo como ponto de partida uma obra cinematográfica, não excluindo a importância da utilização de outros recursos, como o texto filosófico. Os objetivos da pesquisa são contribuir para a metodologia do ensino de Filosofia no ensino médio e relatar experiência no âmbito do PIBID Filosofia da UNICENTRO com a ferramenta investigada e proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Donato Piasecki, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Maringá, Paraná

Professor na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Maringá, Paraná

Referências

ASPIS, Renata P. Lima. O Professor de Filosofia: o ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. In: Caderno Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004.

CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CERLETTI, Alejandro. O Ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 3: o cuidado de si. 8 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Piasecki, D. D. (2017). Filosofar com o cinema. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(2). https://doi.org/10.5902/2448065724138

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.