A personagem pós-moderna em lessing: uma análise do processo de identificação em “To room nineteen”
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148525095Palavras-chave:
Doris Lessing, Pós-moderno, IdentidadeResumo
Susan Rawlings, protagonista de To room nineteen, conto escrito por Doris Lessing e parte da coletânea Stories (1978), não possui uma identidade unificada e estável, mas várias identidades constantemente deslocadas. Essas identidades não são harmoniosas e entram em conflito causando o que Hall (2014) chama de “crise de identidade”. Este estudo, por meio de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, procura analisar o processo de identificação dessa personagem e, de acordo com as ideias de Hall (2014), examinar em que medida é possível considerar Susan Rawlings um sujeito pós-moderno; ainda, compreender como o espaço e o gênero influenciam no processo de identificação.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. In: BACHELARD, Gaston. Os pensadores. Traduzido por Antonio da Costa Leal e Lídia do Valle Santos Leal. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 183-354.
BÍBLIA. A. T. Gênesis. In: BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada: contendo o antigo e o novo testamento. Traduzido por João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1966. p.678-686.
CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional. In: PIETROLUONGO, Márcia. (Org.) O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra capa, 2009, p. 309-326.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Traduzido por Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca Produções Culturais Ltda., 1999, 140f.
DUNNE, Carey. The changing face of Satan, from 1500 to today. Fast company. New York, ago. 2014. Section Co.desing. Disponível em: http://www.fastcodesign.com/3034309/the-changing-face-
-of-satan-artistic-depictions-of-the-devil-1500-to-today>. Acesso em 3.jun.2016.
FERBER, Michael. A dictionary of literary symbols. Cambridge: Cambridge university press, 1999, 263f.
GIDDENS, Anthony. Gênero e Sexualidade. In: GIDDENS, Anthony. Sociologia. Traduzido por Alexandra Figueiredo e tal. Lisboa: Fundação Calouste Gulberkian, 2008, p. 106-141.
GILL, Jo. The Cambridge introduction to Sylvia Plath. USA: Cambridge University Press, 2008, 152f.
HALL, S. Minimal Selves. In: HALL, S. Identity: The Real Me. Londres: Institute for Contemporary Arts, 1987, p. 44-46.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Traduzido por Guacira Lopes Louro e Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014, 64f.
JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da psicanálise: de Freud e Lacan. 5 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2008. 192f.
LACAN, Jacques. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: LACAN, Jacques, Escritos. Traduzido por Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p. 96-103.
LESSING, Doris. To room nineteen. In: LESSING, Doris. Stories. New York: Alfred A. Knopf, 1978, p. 396-428.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976, 154f.
MASSEY, Doreen. Space, place and gender. In: RENDELL, Jane; PENNER; BORDEN, Lain. Gender space architecture: an interdisciplinary introduction. London: Routledge, 2003, p. 128-133.
OPPERMAN, Álvaro. Diabo! Um funcionário de Deus? Revista Super Interessante. São Paulo, n. 263a, Abril, março, 2009. Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/diabo-um-funcionario-de-deus>. Acesso em: 3.jun.2016.
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Trad. Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, 874f.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014, p.73-102.
TRINDADE, Ruth França Cizino da; et al. Infidelidade masculina e violência doméstica: vivência de um grupo de mulheres. Ciencia y enfermeria. Casilla/ Consepcion, n. 14, p. 39-46, 2008.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 7-72.