O sistema de conjunção em textos acadêmicos: os mecanismos de sequenciamento e de explicação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148520209Palavras-chave:
Análise de discurso, Sistema discursivo de conjunção, Sequenciamento, Explicação, Texto acadêmicoResumo
Dentre os seis sistemas discursivos propostos por Martin e Rose (2007 [2003]), o sistema de conjunção possibilita analisar as relações entre os processos de um texto com base em quatro tipos gerais de conjunções: adição, comparação, tempo e consequência. A partir de um recorte do corpusdos textos que compõem o SAL – Systemics Across Languages,nosso objetivo neste texto é observar como se caracterizam as relações conjuntivas em textos acadêmicos, com foco nas ocorrências léxico-gramaticais de sequenciamento e de explicação, como forma de explorar o texto acadêmico em quatro realizações distintas: um artigo de graduação, um trabalho de conclusão de curso de graduação, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. O objetivo primordial é explorar como os mecanismos estão organizados nos quatro níveis acadêmicos e o que revelam sobre a produção textual, fornecendo subsídios para outros estudos sobre textos e gêneros acadêmicos que, por sua vez, podem embasar propostas de letramento acadêmico, principalmente no que diz respeito à formação do pesquisador e sua produção textual e o ensino da produção escrita.Downloads
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