O sistema de conjunção em textos acadêmicos: os mecanismos de sequenciamento e de explicação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520209

Palabras clave:

Análise de discurso, Sistema discursivo de conjunção, Sequenciamento, Explicação, Texto acadêmico

Resumen

Dentre os seis sistemas discursivos propostos por Martin e Rose (2007 [2003]), o sistema de conjunção possibilita analisar as relações entre os processos de um texto com base em quatro tipos gerais de conjunções: adição, comparação, tempo e consequência. A partir de um recorte do corpusdos textos que compõem o SAL – Systemics Across Languages,nosso objetivo neste texto é observar como se caracterizam as relações conjuntivas em textos acadêmicos, com foco nas ocorrências léxico-gramaticais de sequenciamento e de explicação, como forma de explorar o texto acadêmico em quatro realizações distintas: um artigo de graduação, um trabalho de conclusão de curso de graduação, uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado. O objetivo primordial é explorar como os mecanismos estão organizados nos quatro níveis acadêmicos e o que revelam sobre a produção textual, fornecendo subsídios para outros estudos sobre textos e gêneros acadêmicos que, por sua vez, podem embasar propostas de letramento acadêmico, principalmente no que diz respeito à formação do pesquisador e sua produção textual e o ensino da produção escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Orlando Vian Jr., Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Professor associado atuando no Departamento de Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos. É mestre (1997) e doutor (2002) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu estágio pós-doutoral sob supervisão de Antoneita Celani na PUC-SP (2010) e sob supervisão de James R. Martin na Universidade de Sydney, Austrália (2014). Foi professor na graduação e pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Wellington Vieira Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Açu, RN

Wellington Vieira Mendes é doutorado ndo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPeL/UFRN), com estágio sanduíche na Universidade de Lisboa.

Citas

CASTILHO, A. T. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Editora Contexto, 2010.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 2nd edition. Londres: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K. Text semantics and clause grammar: how is a text like a clause? In: WEBSTER, J.J. (Ed.). On grammar – Volume 1 in the Collected words of M.A.K. Halliday. Londres e Nova York: Continuum, 2002, pp. 219-260.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London and New York: Longman, 1976.

HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. Third Edition. London: Hodder Education, 2004.

MARTIN, J. R. English text – System and structure. Philadelphia/Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 1992.

MARTIN, J. R. Discourse studies. In: HALLIDAY, M. A. K; WEBSTER, J. J. Continuum companion to Systemic Functional Linguistics, 2009, pp. 154-165.

MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse – Meaning beyond the clause. London and New York: Continuum, 2007 [2003].

MENDES, W. V. As circunstâncias e a construção de sentidos no blog. Dissertação de mestrado em Letras. Pau dos Ferros: Universidade

Estadual do Rio Grande do Norte, 2010.

NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. 2a ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2011.

SCOTT, M. WordSmith Tools. Oxford: Oxford Univesity Press, 2012.

Publicado

2015-10-27

Cómo citar

Vian Jr., O., & Mendes, W. V. (2015). O sistema de conjunção em textos acadêmicos: os mecanismos de sequenciamento e de explicação. Letras, (50), 163–186. https://doi.org/10.5902/2176148520209