A lusofonia e os autores nas Jornadas de Passo Fundo: circunstâncias, maçãs e tranças nagô
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148512205Palavras-chave:
Identidade, Lusofonia, Jornada Nacional de LiteraturaResumo
O texto pretende apresentar vários testemunhos de escritores e intelectuais da lusofonia que foram convidados a participar das Jornadas de Literatura de Passo Fundo, entre o início dos anos 90 e a atualidade. Tais testemunhos referem-se, entre outros aspectos, a discussões atinentes à questão da identidade, observadas as relações culturais entre os países de expressão portuguesa. Contextualizando o surgimento e a consolidação das Jornadas em um panorama sociopolítico e observando a natureza dialógica dos enunciados e dos discursos, este trabalho observará a palavra do “outro”, dos escritores que chegam ao Brasil dispostos a discutir a própria identidade, com a propriedade de fazer-nos, por nosso lado, refletir sobre a nossa identidade e sobre a forma como nos identificamos com esse outro que nos é tão semelhante.Downloads
Referências
ABDALA, B.; SCARPELLI (Org.). Portos flutuantes. São Paulo: Atelier, 2004.
ALVES, Clara Ferreira. O nacional e as manifestações populares na ficção narrativa. In: RÖSING, T.; RETTENMAIER, M. Diversidade cultural: o diálogo das diferenças. Passo Fundo: Ed. da UPF, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
COUTO, Mia. Arte, moral e erotismo. In: RÖSING, T.; RETTENMAIER, M. Leitura da arte & arte da leitura. Passo Fundo: Ed. da UPF, 2009.
COUTO, Mia. Da existência ou não de regionalismo na literatura. Formando uma sociedade leitora. In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 7., 1999, Passo Fuundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF, 1999.
GUIMARÃES, Josué. Avaliação crítica da Jornada. In: RÖSING, T.; AGUIAR, V. Jornadas de literatura: o prazer do diálogo entre autores e leitores. Passo Fundo: Ed. da UPF, 1991.
MACEDO, Helder. Rota dos escravos: abordagem histórica e literária. In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 8., 2001, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF, 2001.
PINTO, Madalena Vaz. Gonçalo Tavares: o filho mais desenvolto de Álvaro de Campos? Convocação de textos. Abril, Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, v. 3, n. 4, abr. 2010.
PIRES, J. C O papel do escritor: romper ou contemporizar? In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 5., 1993, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF: PMPF, 1993.
REIS, C. O papel do escritor: romper ou contemporizar? In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 5., 1993, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF: PMPF, 1993.
REMÉDIOS, M. L. O papel do escritor: romper ou contemporizar? In: JORNADA NACIONAL DE LITERATURA, 5., 1993, Passo Fundo. Anais... Passo Fundo: Ed. da UPF: PMPF, 1993.
STAM, Robert. Bakhtin. Da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 2000.
TAVARES, Gonçalo. Identidade, literatura e cultura na globalização. In: RÖSING, T. Leitura entre nós. Passo Fundo: Ed. da UPF. No prelo.