Barbara Heliodora, um centenário (1913-2023):“o resumo e a crônica" do teatro no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148584036Parole chiave:
Teatro, Barbara Heliodora, ShakespeareAbstract
É raro encontrarmos alguém tão dedicada ao teatro quanto Barbara Heliodora. Shakespeariana, tradutora, crítica, historiadora teatral, jornalista, professora e gestora no serviço público, Heliodora foi, na expressão Hamletiana, “o resumo e a crônica” do teatro no Brasil. Representou a voz feminina mais importante no cenário teatral brasileiro ao longo de cinquenta anos devido à presença regular no debate público, à excelência como crítica teatral, à expertise nos estudos teatrais e nas traduções de obras de teatro e das obras dramáticas completas de Shakespeare. No esforço de preservação da memória cultural brasileira, o presente ensaio celebra o centenário de quem foi sinônimo de teatro no Brasil.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Letras
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.