Questa è una versione superata pubblicata il 2020-08-04. Visita la versione più recente.

O TRATAMENTO DA ORALIDADE NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2019: O QUE MUDA EM RELAÇÃO AS EDIÇÕES ANTERIORES?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539536

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar como se apresenta o eixo de ensino oralidade no PNLD 2019, e quais as principais mudanças do Guia 2019 em relação as edições anteriores, no que concerne ao trabalho com o oral nos Livros Didáticos destinados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental. Os resultados deste estudo apontaram que os critérios presentes no Guia 2019, não trazem nenhuma grande inovação ou avanço no que concerne ao eixo oralidade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, na linha de pesquisa "Educação e Linguagem"

Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco e MEMBRO DE COMISSÃO da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. 

Riferimenti bibliografici

ALVES, Irene de Barcelos. Entre regulação e persuasão: a política curricular para o livro didático de geografia dos anos iniciais do ensino fundamental no PNLD 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

ÁVILA, Ewerton; NASCIMENTO, Cláucia; GOIS, Siane. Ensino de oralidade: revisitando documentos oficiais e conversando com professores. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Avaliação dos livros didáticos: para entender o programa nacional do livro didático (PNLD). In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (orgs). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

BRASIL/MEC. Guia de Livros Didáticos 1998: 1ª a 4ª séries. PNLD, Brasília, 1997.

BRASIL/MEC. Guia de Livros Didáticos 2000/2001: 1ª a 4ª séries – Língua Portuguesa. PNLD, Brasília, 1999.

BRASIL/MEC. Guia de Livros Didáticos 2004: 1ª a 4ª séries – Língua Portuguesa. PNLD, Brasília, 2003.

BRASIL/MEC. Guia do livro didático 2007: alfabetização: séries/anos iniciais do ensino fundamental. PNLD, Brasília, 2006.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2010: Letramento e Alfabetização/Língua Portuguesa. PNLD, Brasília: 2009.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2013: letramento e alfabetização e língua portuguesa. PNLD, Brasília, 2012.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2016: Alfabetização e letramento e língua portuguesa: ensino fundamental anos iniciais. PNLD, Brasília: 2015.

BRASIL/MEC. Guia de livros didáticos 2019: Língua Portuguesa. PNLD, Brasília: 2018.

BOTLER, Laís Maria Avares Rosal. Gêneros orais e ensino de língua portuguesa: concepções e práticas. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.

CELESTINO, R. S.; LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P.; ANDRADE, R. B. L. A Oralidade e Argumentação nas práticas de professoras de 4ª série. In: XVI Seminário de Leitura no Brasil. Anais do XVI Seminário de Leitura no Brasil. Campinas (SP), 2007.

CELESTINO, Rafaela Soares; LEAL, Telma Ferraz. O debate como objeto de ensino: interdisciplinaridade e desenvolvimento de habilidades argumentativas. 2008. TCC (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da. Livros didáticos de língua portuguesa: propostas didáticas para o ensino do oral. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da; BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. “Ah, eu acho a oralidade muito importantíssima, meu deus!” A propósito da prática docente no ensino da oralidade. Anais da 35ª Reunião Anual da Anped. Porto de Galinhas – PE, 2012.

COSTA VAL, Maria da Graça da. Alfabetização e Língua Portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, CEALE/FAE/UFMG, 2009.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

DUTRA, Andreia Soares. O espaço da oralidade na aula de língua portuguesa: orientação dos PNC e propostas dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. Campinas, SP: UNICAMP, 1990.

LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane. A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; LIMA, Juliana de Melo. A oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos?. In: LEAL, Telma Ferraz; GOIS, Siane (orgs). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

MAGALHÃES, Tânia Guedes. Concepção de oralidade: a teoria nos PCN no PNLD x a prática nos livros didáticos. Tese (Doutorado em Letras) -Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

MANTOVANI, Kátia Paulilo. O programa nacional do livro didático – PNLD: impactos na qualidade do ensino público. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) -Universidade de São Paulo, São Paulo,2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.). O livro didático de português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

MENDES, Estephane Priscilla dos Santos. A oralidade no Programa Nacional do Livro Didático (1998-2016): critérios de avaliação e perfil dos livros de alfabetização aprovados. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Pós-Graduação em Educação Contemporânea, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.

NASCIMENTO, Maria Tereza F. G. A exposição oral na Educação Infantil: contribuições para o ensino e aprendizagem dos gêneros orais na escola. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

SANTOS, Josileide Teófilo. O tratamento da Oralidade no Livro Didático. Universidade Estadual da Paraíba. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Letras, 2013.

SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

SOUZA-MACHADO, T. H. As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental. Domínios de Lingu@gem, v. 7, n. 1, 2013.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-08-04

Versioni

Come citare

Mendes, E. P. dos S., & Pessoa, A. C. R. G. (2020). O TRATAMENTO DA ORALIDADE NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2019: O QUE MUDA EM RELAÇÃO AS EDIÇÕES ANTERIORES?. Letras, 221–242. https://doi.org/10.5902/2176148539536