Temáticas como estratégias discursivas de legitimação social em programas televisivos brasileiros

Autores

  • Anna Christina Bentes Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148529572

Palavras-chave:

Legitimação social, Gêneros televisivos brasileiros, Tópico discursivo, Tema, Ator social

Resumo

Nosso trabalho tem como principal objetivo mostrar, a partir de análises previamente realizadas, o papel das configurações temáticas de dois programas televisivos brasileiros, de forma a compreender os efeitos de legitimação social que esse recurso discursivo produz quando colocado em uso. Ao observarmos as temáticas mais gerais de dois programas, concluímos que estas constituem-se em estratégias discursivas que auxiliam na promoção e legitimação das posições de determinados atores sociais no campo midiático brasileiro.

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Biografia do Autor

Anna Christina Bentes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da California, Berkeley (2006). Atualmente é professora do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Bentes, A. C. (2017). Temáticas como estratégias discursivas de legitimação social em programas televisivos brasileiros. Letras, (54), p. 101. https://doi.org/10.5902/2176148529572