Questões de multimodalidade e produção de sentidos em charges sobre o programa Mais Médicos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148525322

Parole chiave:

Multimodality, Multiliteracy, Reading images

Abstract

Neste trabalho, busca-se analisar processos discursivos ligados à produção e à leitura de textos multimodais (charges) gerados por um evento político e midiático amplamente conhecido como Mais Médicos. Em um momento histórico em que o governo brasileiro contratou médicos estrangeiros para o atendimento de parcelas desassistidas da população, especialmente em localidades precárias e de difícil acesso, muitos textos foram produzidos e publicados, em todas as mídias, explicitando posicionamentos pró e contra essa ação. Sob forte polêmica, o Mais Médicos foi mantido. Os argumentos e contra-argumentos ao programa foram muitos. Com base, principalmente, em Kress (2003), discute-se aqui a questão da circulação de textos multimodais na contemporaneidade, assim como os processos de produção de sentidos a partir de dezoito charges publicadas e amplamente compartilhadas em redes sociais, naquele momento.

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Biografia autore

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professora e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET- -MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição), em cursos de especialização e na educação profissional técnica de nível médio. Doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. Pós-doutora em Comunicação pela PUC-Minas (2009-2010), em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp (2011-2013) e em Estudos Literários pelo Pós-Lit UFMG, com pesquisa no Acervo de Escritores Mineiros.

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Pubblicato

2016-06-22

Come citare

Ribeiro, A. E. (2016). Questões de multimodalidade e produção de sentidos em charges sobre o programa Mais Médicos. Letras, (52), 49. https://doi.org/10.5902/2176148525322