Chamada de Artigos para Edições Especiais

2022-03-30

Edição Especial 2022

30 ANOS DE PESQUISAS EM COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING (CALL) NO BRASIL

Em 1992, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a professora Maximina M. Freire defendeu a primeira dissertação de mestrado em CALL no Brasil. Tal sigla, já consagrada na literatura da área, é referente à Computer Assisted Language Learning, forma como se convencionou designar o campo de ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias em geral. Reis (2010) e Paiva (2019) interpretam tal trabalho (FREIRE, 1992) como um dos marcos históricos de inauguração de uma comunidade científica de CALL, que é possivelmente a área mais transdisciplinar de uma área essencialmente transdisciplinar: a Linguística Aplicada (LA).

Assim, em 2022, celebramos três décadas de estudos em CALL no país. Nesses trinta anos, acompanhando uma tendência global, a comunidade brasileira de CALL se expandiu e consolidou, conforme apontam publicações variadas que historiaram as fases e as tendências teóricas, metodológicas e temáticas da área (REIS, 2010; MARTINS; MOREIRA, 2012; PAIVA, 2019; COSTA et al., 2020). Tais trabalhos não se limitam ao registro do passado e do presente de CALL, mas vão além, na medida em que contribuem para pensar o futuro da educação linguística mediada por tecnologias.

Tendo em vista as considerações prévias, e sopesando a importância das tecnologias digitais contemporâneas no horizonte do ensino pós-pandemia que se anuncia, propomos este número especial da Revista Letras, que busca reunir trabalhos sobre, dentre outras, as seguintes temáticas: (1) Ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias digitais; (2) Tecnologias na educação linguística atual; (3) Interações e aprendizagem de línguas na Educação a Distância; (4) Letramentos digitais de docentes e aprendizes de línguas; e (5) Tendências históricas e contemporâneas de CALL no Brasil. São aceitos artigos escritos em português, em espanhol e em inglês, desde que abordem questões relativas ao escopo do dossiê. Os textos devem seguir as normas da revista. Essa edição também aceita resenhas e entrevistas que tratem dos temas previamente apontados.