Chamada de Artigos para Edições Especiais
Edição Especial 2022
30 ANOS DE PESQUISAS EM COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING (CALL) NO BRASIL
Em 1992, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a professora Maximina M. Freire defendeu a primeira dissertação de mestrado em CALL no Brasil. Tal sigla, já consagrada na literatura da área, é referente à Computer Assisted Language Learning, forma como se convencionou designar o campo de ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias em geral. Reis (2010) e Paiva (2019) interpretam tal trabalho (FREIRE, 1992) como um dos marcos históricos de inauguração de uma comunidade científica de CALL, que é possivelmente a área mais transdisciplinar de uma área essencialmente transdisciplinar: a Linguística Aplicada (LA).
Assim, em 2022, celebramos três décadas de estudos em CALL no país. Nesses trinta anos, acompanhando uma tendência global, a comunidade brasileira de CALL se expandiu e consolidou, conforme apontam publicações variadas que historiaram as fases e as tendências teóricas, metodológicas e temáticas da área (REIS, 2010; MARTINS; MOREIRA, 2012; PAIVA, 2019; COSTA et al., 2020). Tais trabalhos não se limitam ao registro do passado e do presente de CALL, mas vão além, na medida em que contribuem para pensar o futuro da educação linguística mediada por tecnologias.
Tendo em vista as considerações prévias, e sopesando a importância das tecnologias digitais contemporâneas no horizonte do ensino pós-pandemia que se anuncia, propomos este número especial da Revista Letras, que busca reunir trabalhos sobre, dentre outras, as seguintes temáticas: (1) Ensino de línguas mediado por computador e por tecnologias digitais; (2) Tecnologias na educação linguística atual; (3) Interações e aprendizagem de línguas na Educação a Distância; (4) Letramentos digitais de docentes e aprendizes de línguas; e (5) Tendências históricas e contemporâneas de CALL no Brasil. São aceitos artigos escritos em português, em espanhol e em inglês, desde que abordem questões relativas ao escopo do dossiê. Os textos devem seguir as normas da revista. Essa edição também aceita resenhas e entrevistas que tratem dos temas previamente apontados.