Jornal escolar no ensino fundamental: análise crítica de gênero

Auteurs

  • Vanessa Wendhausen Lima Faculdade Satc, Criciúma, SC

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148534761

Mots-clés :

Jornal escolar, Prática social, Análise crítica do gênero

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar, do ponto de vista da Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011), a relação entre gênero e prática social em jornal escolar produzido por alunos de uma turma do ensino fundamental de uma escola pública estadual de SC. Os resultados sugerem que a prática social influencia a produção do gênero jornal escolar e não pode ser excluída do processo de análise genérica. O jornal escolar demonstra que a escola deve se posicionar para além do estabelecimento de regras de ensino e entender que as influências extraescolares podem estar bem mais presentes do que se previa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Vanessa Wendhausen Lima, Faculdade Satc, Criciúma, SC

Doutora em Ciências da Linguagem. Professora dos Cursos de Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Satc

Références

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011/1953.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Trad. de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.

BONINI, A. Em busca de um modelo integrado para os gêneros do jornal. In: CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. (Orgs.). Gêneros Textuais e Referenciação. Fortaleza: Grupo Protexto, 2001. (livro em cd-rom).

BONINI, A. As relações constitutivas entre o jornal e seus gêneros: relato das pesquisas do “Projeto Gêneros do Jornal”. In: BRAGA, Sandro et al (Org.). Ciências da linguagem: avaliando o percurso, abrindo caminhos. Blumenau: Nova Letra, 2008, p.21-45.

BONINI, A. Mídia, suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasília: UnB, 2008/1992.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

LIMA, V. W. A prática social no jornal escolar: estudo do ponto de vista da análise crítica de gênero. 2014. Tese (2014) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.

Téléchargements

Publiée

2019-09-27

Comment citer

Lima, V. W. (2019). Jornal escolar no ensino fundamental: análise crítica de gênero. Letras, (58), 111–128. https://doi.org/10.5902/2176148534761