Jornal escolar no ensino fundamental: análise crítica de gênero

Autores/as

  • Vanessa Wendhausen Lima Faculdade Satc, Criciúma, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148534761

Palabras clave:

Jornal escolar, Prática social, Análise crítica do gênero

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar, do ponto de vista da Análise Crítica de Gênero (BONINI, 2011), a relação entre gênero e prática social em jornal escolar produzido por alunos de uma turma do ensino fundamental de uma escola pública estadual de SC. Os resultados sugerem que a prática social influencia a produção do gênero jornal escolar e não pode ser excluída do processo de análise genérica. O jornal escolar demonstra que a escola deve se posicionar para além do estabelecimento de regras de ensino e entender que as influências extraescolares podem estar bem mais presentes do que se previa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Wendhausen Lima, Faculdade Satc, Criciúma, SC

Doutora em Ciências da Linguagem. Professora dos Cursos de Design, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Satc

Citas

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011/1953.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Trad. de Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2006.

BONINI, A. Em busca de um modelo integrado para os gêneros do jornal. In: CAVALCANTE, M. M.; BRITO, M. A. P. (Orgs.). Gêneros Textuais e Referenciação. Fortaleza: Grupo Protexto, 2001. (livro em cd-rom).

BONINI, A. As relações constitutivas entre o jornal e seus gêneros: relato das pesquisas do “Projeto Gêneros do Jornal”. In: BRAGA, Sandro et al (Org.). Ciências da linguagem: avaliando o percurso, abrindo caminhos. Blumenau: Nova Letra, 2008, p.21-45.

BONINI, A. Mídia, suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. de Izabel Magalhães. Brasília: UnB, 2008/1992.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

LIMA, V. W. A prática social no jornal escolar: estudo do ponto de vista da análise crítica de gênero. 2014. Tese (2014) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

SWALES, J. Genre analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press, 1990.

Publicado

2019-09-27

Cómo citar

Lima, V. W. (2019). Jornal escolar no ensino fundamental: análise crítica de gênero. Letras, (58), 111–128. https://doi.org/10.5902/2176148534761