Museu da Língua Portuguesa – língua de acesso: “acessável” ou acessível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148515836

Palavras-chave:

Língua, Acesso, Globalização, Discurso

Resumo

Este artigo propõe uma análise das filiações de sentido do discurso sobre alíngua do Museu da Língua Portuguesa. Para tanto, tomo como material de análise umtexto publicado no site, na sessão Novidades do Museu, a respeito do projeto “DENGO, ummuseu para todos”, um projeto social que tem como objetivo tornar o acesso ao Museuda Língua Portuguesa possível para pessoas que, por um motivo ou outro, não podem sedeslocar até a instituição. O objetivo da análise é produzir uma reflexão sobre a ideologiado acesso como evidência de sentido produzida pelo discurso da globalização.

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Biografia do Autor

Cristiane Dias, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Pós-doutorado na linha de pesquisa Língua, Sujeito e História, do Laboratório Corpus/PPGL-UFSM. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb-Nudecri/Unicamp e professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC - LABJOR/IEL) e da Especialização em Jornalismo Científico (LABJOR/DPCT-IG e DM/IA).

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Publicado

2013-06-23

Como Citar

Dias, C. (2013). Museu da Língua Portuguesa – língua de acesso: “acessável” ou acessível?. Letras, (46), 245–255. https://doi.org/10.5902/2176148515836