O conceito de "proporção" em El Criticón de Gracián
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148570832Mots-clés :
Epistemologia, Prosa do século XVII, Artes retóricas, PoéticaRésumé
Este artigo intenta explorar a partir de uma breve passagem da novela alegórica El Criticón o sentido do conceito de “proporção” e as consequências epistemológicas de seu uso para Baltasar Gracián. À luz das práticas retórico-poéticas em voga no período de elaboração da obra (1651), espera-se pormenorizar o sentido técnico que o conceito pode apresentar, desnudando uma radical crise epistêmica que implicou uma reavaliação crítica da possibilidade de se conhecer ao longo do século XVII. Assim, o percurso arqueológico visa recolocar o central conceito de “proporção” em seus vínculos como uma teoria do conhecimento, conforme se apresenta na Crisi II do volume 1 do Criticón, partindo de tratados de arte retórica coevos e então refletir sobre a viragem que a obra parece operar sobre a categoria.
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