O conceito de "proporção" em El Criticón de Gracián

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148570832

Palabras clave:

Epistemologia, Prosa do século XVII, Artes retóricas, Poética

Resumen

Este artigo intenta explorar a partir de uma breve passagem da novela alegórica El Criticón o sentido do conceito de “proporção” e as consequências epistemológicas de seu uso para Baltasar Gracián. À luz das práticas retórico-poéticas em voga no período de elaboração da obra (1651), espera-se pormenorizar o sentido técnico que o conceito pode apresentar, desnudando uma radical crise epistêmica que implicou uma reavaliação crítica da possibilidade de se conhecer ao longo do século XVII. Assim, o percurso arqueológico visa recolocar o central conceito de “proporção” em seus vínculos como uma teoria do conhecimento, conforme se apresenta na Crisi II do volume 1 do Criticón, partindo de tratados de arte retórica coevos e então refletir sobre a viragem que a obra parece operar sobre a categoria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Bento Pugliesi, Universidad Federal de Río de Janeiro

Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (2015), mestre Literatura Brasileira pela mesma Universidade (2018), Professor Substituto de Teoria Literária na UFRJ entre 2017-2018, doutorando em Teoria Literária pela UFRJ (2019-), Professor Substituto de Teoria Literária na UERJ (2019-2020). Tem interesse nas áreas de Ficção dos séculos XVI e XVII; Literatura e ética; Pós-estruturalismo; Teoria Crítica.

Citas

ARISTÓTELES. Poética. Trad: Ana Maria Valente. 3ª Ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2008.

CARVALHO, M. S. Poesia da agudeza em Portugal: Estudo retórica da poesia lírica e satírica escrita em Portugal no Século XVII. São Paulo: Humanitas Editorial: Edusp/Fapesp, 2007.

FORCIONE, A. K. “At the Threshold of Modernity: Gracián’s El Criticón” In SPADACCINI, N.; TALENS, J. Rhetoric and Politcs: Baltasar Gracián and the New World Order. Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 1997, p. 3-70.

GRACIÁN, B. A arte da prudência. Trad: Ivone Castilho Benedetti. 2ª Ed, 2ª tiragem. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

GRACIÁN, B. Agudeza y Arte de Ingenio. Amberes: Na Casa de Juan Bautista Verdussen, 1725.

GRACIÁN, B. El Criticón. Tomo Primero. Edição crítica e comentários: M. Romera-Navarro. Philadeplhia: University of Pennsylvania Press, published in Co-operation with the Modern Language Association of America, London: Humphrey Milford: Oxford Universty Press, 1938.

HANSEN, J. A. “Retórica da agudeza”. Em Letras Clássicas, n. 4, p. 317-342, 2000.

HANSEN, J. A. “Instituição Retórica, Técnica Retórica, Discurso”. Em Matraga, Rio de Janeiro, v. 20., n. 33, juz. / dez. p. 11-46, 2013.

RUEDA, L. S. “La physis del mundo en la concepción barroca de Baltasar Gracián” EM Hipogrifo, 9.2, p. 981-997, 2021.

SERNA. E. H. “Filosofia del ingenio: El concepyo y metodo ingenioso em Baltasar Gracián” Em Revista de Filosfía, Vol. 18, n. 1, 1980.

YVANCOS, J. M. P. La Invención Literaria: Gracilaso, Góngora, Cervantes, Quevedo y Gracián. 1ª Ed. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2014.

Publicado

2023-07-11

Cómo citar

Pugliesi, L. B. (2023). O conceito de "proporção" em El Criticón de Gracián. Letras, 1(65), 83–95. https://doi.org/10.5902/2176148570832