A análise linguística no processo de ensino-aprendizagem da crase no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569342

Palavras-chave:

Análise linguística, Crase, Ensino médio, Texto discente

Resumo

Este artigo é resultante da dissertação de mestrado cujos objetivos foram: refletir acerca da Análise Linguística da crase, no Ensino Médio (EM), e realizar um experimento, comparando duas abordagens didáticas, dedutiva e indutiva. Foi uma Pesquisa-ação, com 258 textos analisados. Constataram-se acertos superiores aos erros, resultando na conclusão de que não há impacto significativo quanto ao ensino da crase durante o EM. O experimento trouxe o resultado de que as duas formas de ensino testadas foram bem-sucedidas, porém a indutiva destacou-se no prazer que despertou nos alunos, mostrando que, ao trazê-los como protagonista do processo de ensino-aprendizagem, há ganho expressivo.

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Biografia do Autor

Leticia Pena Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

É doutoranda em Linguística Teórica e Descritiva (POSLIN/UFMG, atual) com mestrado na área da Linguística Aplicada (POSLIN/UFMG, 2020). Possui especialização em Revisão de Texto (PUCMINAS, 2018) e graduação em Letras em Português Licenciatura (FALE/UFMG, 2015). Atualmente é professor do Colégio Magnum Agostiniano e do Colégio Santa Maria Minas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, ministrando aulas de Gramática, Produção de Texto e Literatura. Apresenta produção científica na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Linguística Aplicada.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Silveira, L. P. (2023). A análise linguística no processo de ensino-aprendizagem da crase no ensino médio. Letras, 1(64), 167–182. https://doi.org/10.5902/2176148569342