Juliana e Dom Jorge: tradição e transformação

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DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148525398

Mots-clés :

História cultural, Literatura, Romance, Pedro Nava

Résumé

Segundo Américo Paredes e Samuel Gordon Armistead (2005), na tradição oral e escrita, canções folclóricas e poemas narrativos são continuamente recriados, reformulados e reinterpretados por cantores e narradores tradicionais no modo como são passados de uma geração a outra, através de um processo criativo dinâmico. O objetivo deste artigo é expor e comentar algumas versões do romance hispânico Veneno de Moriana coletadas por Celso de Magalhães, Leite de Vasconcelos, Silvio Romero, Manuel da Costa Fontes e Pedro Nava. Apoiando-se nas considerações de Luís da Câmara Cascudo, Braulio do Nascimento, Peter Burke e outros, a análise propõe que a transmissão de romances ou baladas poderia combinar princípios orientadores da tradição oral e repertórios culturais particulares.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Alice Ribeiro Gabriel, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia.  Pesquisadora vinculada ao grupo Variações do Insólito: do mito clássico à modernidade, pertencente à Universidade Federal da Paraíba - UFPB/CNPq. Áreas de interesse: Folclore, literatura oral e memorialística. Publicações recentes que se destacam: Contos de fadas da memória em Baú de ossos, de Pedro Nava, “Orlas da memória: a lembrança futura de Antônio Salles na obra de Pedro Nava”, “Sozinho entre as árvores: assombramentos da infância nas memórias de Pedro Nava.”

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Publié-e

2018-04-16

Comment citer

Gabriel, M. A. R. (2018). Juliana e Dom Jorge: tradição e transformação. Letras, (55), 43–71. https://doi.org/10.5902/2176148525398