Prática de análise linguística e atuação social: o trabalho com operadores argumentativos em uma perspectiva de formação cidadã

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569419

Palabras clave:

Análise linguística, Carta aberta, Operadores argumentativos

Resumen

O presente artigo propõe que o ensino de operadores argumentativos, abordado sob o viés da análise linguística, é profícuo em promover o desenvolvimento de competência argumentativa do estudante e de sua atuação social, ao ser associado a um trabalho com gêneros argumentativos em circulação social efetiva. Para tanto, expõem-se dados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública brasileira, cuja intervenção contou com a abordagem de produção de carta aberta. Os dados revelaram ganhos quanto ao conhecimento do gênero carta aberta, à ampliação de repertório dos operadores argumentativos e de sua relevância no texto e, também, à consciência cidadã.

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Biografía del autor/a

Roberta Baffa Andrade, Escola Estadual Márcio Nicolato, Rodeiro, MG

Possui graduação em Letras/Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá (1998).Em 2009 especializou-se em Ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Juiz de Fora. Em 2019 iniciou o Mestrado Profissional nessa mesma unidade de ensino. Atualmente é professora do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Marcio Nicolato.

Natália Sathler Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Professora adjunta da faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora permanente e, atualmente, coordenadora o mestrado profissional em Letras, PROFLETRAS/UFJF. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Obteve o título de mestre em Letras (área de concentração em Linguística) ainda nesta universidade, sob orientação da Prof. Dra. Nilza Barrozo Dias. Doutorou-se em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação da Prof. Dra. Maria Luiza Braga. Foi professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É autora de coleções de livros didáticos de língua portuguesa destinadas ao Ensino Fundamental. Coordena grupo de pesquisa em Análise Linguística na Escola. Atua como pesquisadora no laboratório Framenet Brasil.

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Publicado

2023-02-02

Cómo citar

Andrade, R. B., & Sigiliano, N. S. (2023). Prática de análise linguística e atuação social: o trabalho com operadores argumentativos em uma perspectiva de formação cidadã . Letras, 1(64), 148–166. https://doi.org/10.5902/2176148569419