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ATIVIDADES COM O ORAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Aline Lopes da Fonseca Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Gustavo Henrique da Silva Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.
  • Sara Talita Cordeiro Vilela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538835

Resumen

o presente trabalho tem como objetivo compreender a natureza das atividades com a oralidade nos anos iniciais do ensino fundamental. De forma mais específica, identificar: a) quais atividades com o oral são realizadas na sala de aula; b) como tais atividades são organizadas; Como aporte teórico, foram utilizados os estudos de Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2005) e Cavalcante e Melo (2007), entre outros. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionários e de um estudo de caso com uma docente (LÜDKE e ANDRÉ, 2012). Os resultados evidenciaram a prevalência de dois tipos de atividades com o oral na sala de aula, a saber: leitura em voz alta e apresentação de trabalho. Verificamos, ainda, que, nessas atividades, a professora revelou uma preocupação constante com aspectos paralinguísticos e cinésicos da fala.

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Biografía del autor/a

Aline Lopes da Fonseca, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns

é graduada em Pedagogia pela UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Gustavo Henrique da Silva Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

É licenciado em Letras (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2016) em Letras (área de concentração: Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Foi professor da Educação Básica na Rede Pública de Ensino, exercendo atividades de regência e de função técnico-pedagógica. Atualmente, é Professor Adjunto 2 da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). É membro do Conselho Deliberativo do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) da UFPE, onde também planeja e realiza atividades e ações direcionadas à análise e produção de material didático e formação de professores. Tem ampla experiência na área de ensino e pesquisa, atuando no campo da Linguística Aplicada, em especial em questões voltadas ao Ensino de Língua Portuguesa. É vice-líder do grupo de pesquisa Texto, Escrita e Sala de Aula (TEcSA/CNPq) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE/CNPq) e do Grupo Formação docente e processos educativos (CNPq).

Sara Talita Cordeiro Vilela, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns.

Graduada em Pedagogia pela UFRPE, Unidade Acadêmica de Garanhuns

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Publicado

2020-08-04

Versiones

Cómo citar

da Fonseca, A. L., Lima, G. H. da S., & Vilela, S. T. C. (2020). ATIVIDADES COM O ORAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Letras, 485–502. https://doi.org/10.5902/2176148538835