A disciplinarização da produção textual escrita na Educação Básica brasileira: reflexos no trabalho docente

Autores

  • Fabiana Veloso de Melo Dametto Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-2127-5893
  • Jeferson Luís Carvalho Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS
  • Marcia Cristina Côrrea Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148525982

Palavras-chave:

Education, Text Production, Wording, Teaching Work

Resumo

Muitas foram as intervenções governamentais com o objetivo de produzir/provocar transformações na Educação Básica brasileira. Este trabalho, no entanto, tem como objetivo refletir acerca de uma prática instaurada por iniciativa de escolas e a qual vem se consolidando de maneira silenciosa e a parte das prescrições oficiais. Trate-se da implantação de uma disciplina denominada Redação. Esse movimento é autônomo, mas não orgânico. A criação de uma disciplina implica pensarmos uma multiplicidade de aspectos envolvidos nesse processo. Para tanto, este trabalho tem como ponto de partida trocas de experiências vivenciadas por profissionais da Educação Básica. Por essa razão, a fala produzida aqui é de professores-pesquisadores dirigindo-se aos formadores de professores. Além disso, busca-se estabelecer, à luz do Interacionismo Sociodiscursivo e da Ergonomia da atividade docente, uma articulação entre discurso científico e práticas docentes.

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Biografia do Autor

Fabiana Veloso de Melo Dametto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Letras - Português - UFSM (2003-2008)

Mestre em Letras - Estudos Linguísticos - UFSM (2009-2010)

Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - UFSM (2016-2019)

PPGL/UFSM

Jeferson Luís Carvalho, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Possui graduação em letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2009). Mestre em letras pelo PPG Letras na área de concentração, Leitura e Cognição.

Marcia Cristina Côrrea, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras Lingua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), Mestrado em Letras, área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Doutorado em Letras - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Dametto, F. V. de M., Carvalho, J. L., & Côrrea, M. C. (2017). A disciplinarização da produção textual escrita na Educação Básica brasileira: reflexos no trabalho docente. Letras, (54), p. 171. https://doi.org/10.5902/2176148525982