A (TRANS) FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: INVESTIGANDO A POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS DOS GÊNEROS E AS COMPETÊNCIAS DESEJÁVEIS

Autores

  • Kleber Aparecido da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148512155

Palavras-chave:

Discourse Genres, Teacher Education Area, Theory of Genres, Competences

Resumo

A literatura científica em estudos da linguagem tem focalizado na pesquisa empírica e com grande vivacidade o construto de competências do professor, de  uma  maneira  geral  (PERRENoUd,  2000),  e  do  professor  de  língua  estrangeira (SILVa, 2008; CoNSoLo; tEIXEIRa da SILVa, 2007; GaRBUIo, 2005; KLaUS, 2005; BaSSo, 2001; tEIXEIRa da SILVa, 2000; aLVaRENGa, 1999; aLMEIda FILho, 1999; entre outros). Neste artigo, propomos delinear as competências desejáveis de um professor de LE tendo como norte a teoria de gêneros, por entendermos que ela oferece diretrizes para que o processo de ensino e aprendizagem de línguas ocorra de maneira eficaz. Para tal intento, na primeira parte, apresentaremos breves considerações sobre a teoria da enunciaçao (BaKhtIN, 1953/1979), tecendo, também, comentários sobre a teoria sócio-histórica (VYGotSKY, 1978), uma vez que, ambas dialogam de forma harmônica. aseguir, discutiremos, de forma sucinta,  o  conceito  de competência na  perspectiva  de  diversos  estudiosos  da  linguagem (hYMES, 1972; CaNaLE; SWaIN, 1980; CaNaLE, 1982; BaChMaN, 1990; CELCE-MURCIa,  1995; aLMEIda  FILho,  1993; entre outros), apresentando, por sua vez, as competências desejáveis do citado profissional. Na terceira e última parte, discutiremos quais são as competências necessárias e como o curso de formação inicial de professores poderia desenvolvê-las através da teoria de gêneros (BahKtIN/VoLoChÍNoV, 1929; BaKhtIN, 1953/1979; SChNEUWLY et al. 2004; RoJo, 2005;dentre outros).

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Publicado

2010-06-01

Como Citar

Silva, K. A. da. (2010). A (TRANS) FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: INVESTIGANDO A POSSÍVEL RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS DOS GÊNEROS E AS COMPETÊNCIAS DESEJÁVEIS. Letras, (40), 259–283. https://doi.org/10.5902/2176148512155