Building a situated knowledge stemmed from the interaction in the forums of bachelor’s degree of education - Language arts (Spanish) in distance education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148571105

Keywords:

Interaction, Distance education, Applied linguistics

Abstract

We problematize teaching and learning in distance education to produce knowledge about their specificities and to promote a quality experience in this context. Therefore, we approach Bakhtin's notions of interaction and language (2003), Situated Knowledge by Souto Maior; Lima (2017), and aspects of distance education by Moore (1997) and others. Our methodology is qualitative and ethnographic, and it is based on Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). We observed, with data analysis, that there is more interaction and better quality when aiming at situated knowledge. We conclude, then, that the quality of the interaction has implications for the degrees of pedagogical detachment.

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Author Biographies

Patricia Neyra, Universidade Federal de Alagoas

Docente da Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Ensino/aprendizagem de Línguas. Doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, área de concentração Linguística, linha de pesquisa Linguística Aplicada e processos textual-enunciativos. Integrante do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). 

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) na Graduação e na Pós-graduação. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Realizou estudos de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFC) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras/UFAL, coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL) e é secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Participa e é uma das líderes do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL/UFAL), é uma das coordenadoras do Laboratório Linguagens, Gêneros e Sexualidades (LLiGSe) e integra, como participante, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência Língua Portuguesa/PIBID na FALE de 2015 a 2018 e coordenadora do Idioma sem Fronteiras de 2016 a 2018. Articula reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Línguas (materna, estrangeira e Libras) e a abordagem discursiva de ensino, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada. Atualmente desenvolvendo pesquisas com os seguintes temas: Estudos dos Letramentos; Estudos das subjetividades e práticas sociais de linguagem; Pesquisas das Práticas identitárias; Estudos de Ethos e da Argumentação; Estudos dialógicos bakhtinianos; Produção de textos em LM, LE e Libras; Estudos da ética-discursiva; Saberes e Formação Docentes.

 

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Published

2022-12-21 — Updated on 2023-01-09

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How to Cite

Neyra, P., & Souto Maior, R. de C. (2023). Building a situated knowledge stemmed from the interaction in the forums of bachelor’s degree of education - Language arts (Spanish) in distance education. Letras, 57–74. https://doi.org/10.5902/2176148571105 (Original work published December 21, 2022)