A construção de um saber situado a partir da interação nos fóruns da licenciatura em Letras Espanhol EaD mediada pela internet

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148571105

Mots-clés :

Interação, Educação à distância, Linguística aplicada

Résumé

Problematizamos o ensino e a aprendizagem na EaD para produzirmos conhecimento sobre suas especificidades e para promovermos uma experiência de qualidade nesse contexto. Assim sendo, abordamos noções de interação e linguagem de Bakhtin (2003), Saber Situado de AUTOR (2017) e aspectos da EaD de Moore (1997) e outros. Nossa metodologia é qualitativa, de cunho etnográfico, e está fundamentada na Linguística aplicada (MOITA LOPES, 2006). Observamos, com análise de dados, que há mais interação e de melhor qualidade quando se visa um saber situado. Concluímos, na sequência, que a qualidade da interação tem implicação nos graus de distanciamento pedagógico.

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Patricia Neyra, Universidade Federal de Alagoas

Docente da Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Mestra em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na área de concentração Estudos Linguísticos, linha de pesquisa Ensino/aprendizagem de Línguas. Doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, área de concentração Linguística, linha de pesquisa Linguística Aplicada e processos textual-enunciativos. Integrante do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). 

Rita de Cássia Souto Maior, Universidade Federal de Alagoas

Professora associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) na Graduação e na Pós-graduação. Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/UFAL), foi licenciada em Letras/Português na mesma Universidade. Realizou estudos de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFC) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras/UFAL, coordenadora do GT Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA/ANPOLL) e é secretária da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Participa e é uma das líderes do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literatura (GEDEALL/UFAL), é uma das coordenadoras do Laboratório Linguagens, Gêneros e Sexualidades (LLiGSe) e integra, como participante, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA/UFC). Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência Língua Portuguesa/PIBID na FALE de 2015 a 2018 e coordenadora do Idioma sem Fronteiras de 2016 a 2018. Articula reflexões sobre o ensino e aprendizagem de Línguas (materna, estrangeira e Libras) e a abordagem discursiva de ensino, a partir da perspectiva teórico-metodológica da Linguística Aplicada. Atualmente desenvolvendo pesquisas com os seguintes temas: Estudos dos Letramentos; Estudos das subjetividades e práticas sociais de linguagem; Pesquisas das Práticas identitárias; Estudos de Ethos e da Argumentação; Estudos dialógicos bakhtinianos; Produção de textos em LM, LE e Libras; Estudos da ética-discursiva; Saberes e Formação Docentes.

 

Références

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2022-12-21 — Mis(e) à jour 2023-01-09

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Neyra, P., & Souto Maior, R. de C. (2023). A construção de um saber situado a partir da interação nos fóruns da licenciatura em Letras Espanhol EaD mediada pela internet. Letras, 57–74. https://doi.org/10.5902/2176148571105 (Original work published 21 décembre 2022)