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GÊNERO DISCURSIVO ORAL ENTREVISTA DE SELEÇÃO: ELEMENTOS ENSINÁVEIS PARA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539567

Resumo

Este trabalho investiga a possibilidade do ensino da oralidade por meio do gênero entrevista de seleção. A escolha do tema partiu da necessidade do desenvolvimento de um instrumento de ensino fundamentado em uma prática social que pudesse ser adotada em forma de produto educacional. O objetivo de ensino é produzir uma sequência de atividades sobre o gênero oral “entrevista de seleção” a partir da sua didatização. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa para verificação dos resultados. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese de que explorar a oralidade por meio dos gêneros no ensino médio é viável.

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Biografia do Autor

Juliana Moratto, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Mestre em Ensino pela UENP. Docente no IFPR Campus Ivaiporã, atuando nas disciplinas de Língua Espanhola e Língua Portuguesa. Projeto de dedicação exclusiva sobre o ensino da Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais/discursivos e orais.

Letícia Jovelina Storto, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Letícia Jovelina Storto realiza estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) sob supervisão de Beth Brait. Possui pós-doutorado em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sob supervisão do prof. Dr. Gilmar Cruz. É doutora e mestra em Estudos da Linguagem e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), sob orientação do prof. Dr. Paulo Galembeck. É graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela mesma instituição e em Letras Português/Espanhol pela Universidade Paulista (Unip). É professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio, PR, atuando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) e no Mestrado em Letras (ProfLetras). É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa (CNPq) Norma Urbana Culta, de São Paulo - NURC/SP (USP), Diálogos Linguísticos e Ensino - DIALE (UENP), Mídia, Religião e Cultura - MIRE (InterCom), Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades (LERR/UEL).

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio), atuando na Graduação em Letras Português-Inglês, na especialização em Ensino da Língua Portuguesa (EAD), no Mestrado Profissional em Letras, PROFLETRAS e no Mestrado em Ensino (PPGEN). Coordenadora pedagógica da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, no sistema EAD, financiada pela UAB. Coordenadora do projeto vinculado ao Programa de Formação da CAPES Residência Pedagógica na área de Língua Portuguesa. da UENP. Diretora do Centro de Letras, Comunicação e Artes do campus de Cornélio Procópio da UENP. Representante do Paraná no Programa Escrevendo o Futuro (Olimpíada de Língua Portuguesa), como docente formadora de professores. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Diálogos linguísticos e ensino: saberes e práticas" (DIALE /UENP), e pesquisadora dos GP "Gêneros textuais e mediações formativas" (GEMFOR /UEL) e GEDFOR (UFGD). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, Ensino da Língua Portuguesa e Formação de Professores , atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, gêneros textuais e transposição didática a partir do procedimento sequencia didática de gêneros. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).

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Publicado

2020-08-04

Versões

Como Citar

Moratto, J., Storto, L. J., & Barros, E. M. D. de. (2020). GÊNERO DISCURSIVO ORAL ENTREVISTA DE SELEÇÃO: ELEMENTOS ENSINÁVEIS PARA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E PROPOSTAS DE ATIVIDADES. Letras, 543–585. https://doi.org/10.5902/2176148539567