Escolhas lexicais e marcas de oralidade para prática de ensino de língua portuguesa: uma análise léxico-semântica da canção "Quem sabe sou eu", de Iza

Authors

  • Fábio Ferreira Pinto Universidade de São Paulo - USP
  • Vânia de Moraes Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148539079

Keywords:

Orality, Lexical choices, Semantic fields, Teaching practice, Genre song

Abstract

This work deals with the brands of orality and lexical choices in the song Quem sabe sou eu by singer Iza (2017), who can integrate a reading practice in Portuguese language classes in High School, aiming to counter traditional teaching approaches based on grammatical classification. We intend to demonstrate that lexical competence develops beyond the morphosyntactic classification. This work is theoretically based on Biderman (1978) and Ullmann (1964). For a vision of teaching in Portuguese Language, the work is based on Antunes (2012); Leffa (2000) and Vilela (1994) and BNCC (National Common Curricular Base) (2018).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fábio Ferreira Pinto, Universidade de São Paulo - USP

Letras: Filologia e Língua Portuguesa.

Vânia de Moraes, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Educação Artística especialização em Artes Plásticas pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (1991), Pós-Graduação em Comunicação Social pela Universidade de Taubaté, Pós-Graduação em Marketing e Comercio Exterior pela Universidade de Taubaté, Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Taubaté e Doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC/SP. Pós-doutorado (cursando) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade de Taubaté no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada e na Graduação nas áreas de Comunicação, Estética e Arte.

References

ANTUNES, Irandé. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola, 2012.

ALVES, Ieda Maria. Neologismo: criação lexical. São Paulo: Editora Ática, 1990.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Fundamentos da Lexicologia. In: ______. Teoria Linguística: teoria lexical e computacional. Rio de Janeiro - São Paulo: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1978.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2018.

GIL, Beatriz Daruj. A canção de consumo: léxico e ideologia. In: Gil. B. D.; CARDOSO, E. A.; CONDÉ, V. G. (Org.). Modelos de Análise Linguística. São Paulo: Contexto, v. 1, p. 79 – 95, 2009.

HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da língua portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

IZA. Quem sabe sou eu. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=warner+music+brasil+iza+quem+sabe+sou+eu. Acesso em 10 jun. 2019.

LEFFA, Vilson José. Aspectos internos e externos da aquisição lexical. In: LEFFA, Vilson J. (org.). As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2000.

ULLMANN, Stephen. Semântica – uma introdução à ciência do significado. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1964.

VAN DJIK, Teun Adrianus. La multidisciplinariedade del análises crítico del discurso: um alegato a favor de la diversidade. In WODAK, Ruth y MEYER, Michael. Métodos de análisis crítico del discurso. Barcelona: Gedisa, 2001.

VILELA, Mário. Estudos de lexicologia do português. Coimbra: Almedina, 1994.

Published

2020-08-04 — Updated on 2022-07-28

Versions

How to Cite

Pinto, F. F., & Moraes, V. de. (2022). Escolhas lexicais e marcas de oralidade para prática de ensino de língua portuguesa: uma análise léxico-semântica da canção "Quem sabe sou eu", de Iza. Letras, 503–520. https://doi.org/10.5902/2176148539079 (Original work published August 4, 2020)