O ELO como suporte para protótipos digitais ergódicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148571280Schlagworte:
ELO - Ensino de Línguas On-line, Protótipos digitais de ensino, Aprendizagem ergódica, Novos letramentosAbstract
O presente artigo objetiva-se a apresentar o protótipo “Figuras de Linguagem da Língua Portuguesa”, desenvolvido no ELO - Ensino de Língua On-line, o qual entendemos como um suporte para a criação de protótipos
digitais de ensino (ROJO, 2013, 2017a, 2017b), sob a perspectiva ergódica (LEFFA, BEVILÁQUA, 2019). Utilizamos como base teórica estudos acerca dos novos letramentos, aprendizagem ergódica, sistema autorais de materiais e protótipos digitais de ensino. Assim, esta pesquisa, de cunho bibliográfico e analítico, buscou evidenciar a presença da aprendizagem ergódica num contexto de ensino mediado pelas tecnologias, por meio da produção de materiais didáticos voltados ao ensino de línguas.
Downloads
Literaturhinweise
AARSETH, E. J. Cybertext: perspectives on ergodic literature. The Johns Hopkins University Press: 1997.
BRUNS, A. From Prosumer to Produser: Understanding User-Led Content Creation. In: Transforming Audiences 2009, 3-4 Sep, London, 2009. Disponível em: http://eprints.qut.edu.au/27370/. Acesso em: 19 de julho de 2022.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds). Multiliteracies – Literacy Learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006[2000].
COPE, B.; KALANTZIS, M. Designs for social futures. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds). Multiliteracies: Literacy Learning and the design of social futures. Nova York: Routledge, 2006[2000], p. 203-234.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies – New Literacies, New Learning. In: Pedagogies: An International Journal, Vol.4, 2009, p. 164-195.
ELO. Ensino de Línguas Online. Disponível em: <https://elo.pro.br/cloud/>. Acesso em: 31 de maio de 2022.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: Ideology in discourses. London: Taylor and Francis, 1996.
KLEIMAN, A. Pesquisa sobre Interação e Aprendizagem. Trab. Ling. Apl., Campinas, (18): 5-14, Jul./Dez. 1991.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Sampling “the new” in new literacies. A new literacies sampler: New literacies and digital epistemologies. Nova York: Peter Lang, 2007, p. 1-24.
LATOUR, B. Mixing humans and nonhumans together: the sociology of a door-closer. Social Problems, v. 35, p. 298-310, 1988.
LEFFA, V. J. Nem tudo que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia. Cuiabá, v. 12, n. 2, 2006. p. 15-45.
LEFFA, V. J.; BELILÁQUA, A. F. Aprendizagem Ergódica: A Busca Do Hipertexto Responsivo No Ensino De Línguas. Revista Língua e Literatura, v. 21, n. 38, p. 99-117, jul./dez. 2019.
LEMKE, J. L. Letramento Metamidiático: Transformando Significados e Mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, n. 49, v. 2, p. 455-479, Jul./Dez. 2010.
LEMKE, J. Multimedia and Discourse Analysis. In: J. P. GEE; M. HANDFORD (Eds.). Routledge Handbook of Discourse Analysis. London: Routledge, 2011. p. 263-267.
LEMOS, A. Cibercultura: Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, Sulina, 2002.
MARTÍN-GUTIÉRREZ, J. FABIANI, P.; BENESOVA, W.; MENESES, M. D.; MORA, C. E. Augmented reality to promote collaborative and autonomous learning in higher education. Computers in Human Behavior, v. 51, p. 752-761, 2015.
PENNYCOOK, A. Posthumanist applied linguistics. New York: Routledge, 2017.
RAMMERT, W. 2008. Where the action is: distributed agency between humans, machines, and programs. In: SEIFER, U.; KIM, J. H.;
MOORE, A. (Org.). Paradoxes of Interactivity. New Brunswick: Transcript and Transaction Publishers, 2008, p. 62-91.
ROJO, R. H. R. (Org.) Escol@ conectad@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p. 13-36.
ROJO, R. H. R. Entre Plataformas, ODAs e Protótipos: Novos multiletramentos em tempos de Web2. In: RAMOS, R. C. G; ARAÚJO, M. S.; TANZI-NETO, A. The ESPecialist: Descrição, Ensino e Aprendizagem, São Paulo, v. 38, n. 1, 2017a, p. 5-25.
ROJO, R. H. R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente – Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial/Cultura Inglesa, 2013a, p. 163-195.
ROJO, R. H. R. Novos multiletramentos e protótipos de ensino: Por um Web currículo. In: CORDEIRO, G. S.; BARROS, E. M. D.; GONÇALVES, A. V. (Orgs.). Letramentos, objetos e instrumentos de ensino: gêneros textuais, sequências e gestos didáticos. Campinas: Pontes Editores, 2017b, p. 189-216.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SILVA, A. M.; SILVA, F. A. da. A Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação Na Educação: Geração Z E Alpha. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, p. 5645 - 5651 jan. 2022.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. Social literacies: Critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London: Longman, 1995.
STREET, B. What´s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues. In: Comparative Education. New York: Teachers College / Columbia University, v.5, n.2, 2003, p. 77-91.
STREET, Brian. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filol. linguíst. port., n. 8, p. 465-488, 2006. Tradução de Marcos Bagno. Disponível em: . Acesso em: 22 de julho de 2022.
TANDEM. O que é o TANDEM. Disponível em: <https://www.tandem.net/pt-br>. Acesso em: 05 de julho de 2022.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Letras
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.