Produção oral nos livros de língua inglesa do PNLD: uma visão da pragmática linguística

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148538727

Schlagworte:

Pragmática, Prática oral, Material didático, Polidez

Abstract

À luz da Pragmática Linguística (BROWN and LEVINSON, 1987; LEECH, 1983, HAUGH, 2013), o objetivo deste estudo é analisar as atividades de produção oral, apresentadas nos livros didáticos em inglês (LDs), aceitos no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) em 2016 e em 2018. Após a análise qualitativa dos dados, nossos resultados indicaram dois tipos de atividades predominantes: troca de informações e troca de opinião, que cumpriram parcialmente os requisitos do PNLD sobre a produção oral. Propomos diretrizes para a preparação e/ou para a adpatação de material didático, com base na Pragmática Linguística e na nas estratégias de polidez.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

AUSTIN, John. L Langsha . How to Do Things with Words. Clarendon: Oxford. 1962.

BROWN, Penelope; LEVINSON, Stephen Politeness: Some universals in language usage. Vol. 4.Cambridge university press. 1987.

COHEN, Andrew. D. Strategies in learning and using a second language. Routledge. 2014.

CRUSE, Alan. A Glossary of Semantics and Pragmatics. Edinburgh: Edinburgh University Press Ltd. 2006.

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE). Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras. Brasília. 2011.

GOFFMAN, Ervin. La mise en scène de la vie quotidienne: les relations en public. v. 2. Paris: Les éditions de minuitx. 1983.

GRICE, Paul H. Logic and conversation. 1975. p. 41-58.

HALLIDAY, Alexander Kirkwood. An Introduction to Functional Grammar. Revised by M. I. M. 2014.

HAUGH, Michael. Disentangling face, facework and im/politeness. Sociocultural Pragmatics, v. 1(1), p. 46-73, 2013

HYMES, Del. On communicative competence. Sociolinguistics, p. 269-293, 1972.

KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. Análise da conversação: princípios e métodos. São Paulo: Parábola Editorial. 2006.

LEECH, Geoffrey. Principles of pragmatics. London and New York: Longman. 1983.

Lombardi, Raquel Santos. & Silva, Marta Cristina. O PNLD Língua estrangeira e a produção oral no LD de Inglês. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, 35(1), 25-40, 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático PNLD. Ministério da educação. 2018.Disponível em:

file:///C:/Users/Master/Downloads/Edital_PNLD_2018_ENSINO_MEDIO_consolidado_3_Alteracao%20(2).pdf Acesso em 11 de dezembro de 2018.

PARDIYONO, Madhya Pradesh. Sure. English for Writing Acquisition. Surakarta: LPID UMS. 2006.

RICHARDS Jack Croft. Teaching listening and speaking. Cambridge, England: Cambridge University Press. 2008.

RICHARDS, Jack Croft; RENANDYA, Willy A. Methodology in language teaching: an anthology of current practice. New York: Cambridge. 2002.

SANTOS, Givanildo Silva, BERGSLEITHNER, Joara Martin, TORGA Vânia Lúcia Menezes. Atividades de Produção Oral em Livros Didáticos de Inglês/LE utilizados em Escolas Públicas. ESTUDOS ANGLO AMERICANOS , v. 41, p. 7-34, 2015.

SILVA, Ana Cláudia Oliveira (2012). Mediação Tecnológica e Uso da Língua Inglesa em Dois Contextos Universitários Brasileiros. 214f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.

VANDERGRIY, Larry. Teaching and Learning Second Language Listening. New York: Routledge. 2012.

Veröffentlicht

2020-08-04

Zitationsvorschlag

Adorno Marciotto Oliveira, A. L., & Mendonça Carneiro, M. (2020). Produção oral nos livros de língua inglesa do PNLD: uma visão da pragmática linguística. Letras, 587–606. https://doi.org/10.5902/2176148538727