Blogs segundo a tipologia textual baseada em contexto: proposta para análise textual em estudos da tradução

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148520220

Schlagworte:

Estudos da tradução, Tipologia Textual baseada em contexto, Linguística Sistêmico-Funcional, Blogs

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa desenvolvida na interface entre Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) e Estudos da Tradução com foco em Tipologia Textual baseada em contexto. A base teórica do trabalho está assentada na proposta de ‘Atividades Sociossemióticas’, representada graficamente na chamada Esfera de Atividades Sociossemióticas, de Matthiessen, Wu e Teruya (2007). Apresenta-se inicialmente uma coleta de dados (blogs) compilados em formato eletrônico e relativos às tipologias textuais nos contextos do português brasileiro (PB) e inglês americano (IA). A seguir, apresenta-se a classificação dos textos coletados nesses blogs com base nas ‘Atividades sociossemióticas’. Após a classificação sócio semiótica, uma análise de transitividade é realizada com vistas a explorar a relação entre a Tipologia Textual baseada em contexto e os padrões gramaticais do sistema de transitividade que realizam os diferentes tipos textuais. Por fim os resultados dessa análise são comparados para fins de identificar diferenças e semelhanças nas configurações texto-contextuais dos dois conjuntos de textos produzidos em ambos os idiomas. Os desdobramentos dessa comparação buscarão traçar um perfil ‘sociossemiótico’dos textos analisados, com vistas a fornecer um modelo de parâmetros textuais para formação de tradutores na dimensão bilíngue/ textual do desenvolvimento de suas competências.

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Autor/innen-Biografien

Edelweiss Vitol Gysel, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestra em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e atualmente é doutoranda e bolsista Capes DS na Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maria Lúcia B. de Vasconcellos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Professora Titular da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Elaine Espindola, Polytechnic University Hong Kong

Doutora em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atualmente, é Pós-doutoranda na The Hong Kong Polytechnic University.

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Veröffentlicht

2015-10-28

Zitationsvorschlag

Gysel, E. V., Vasconcellos, M. L. B. de, & Espindola, E. (2015). Blogs segundo a tipologia textual baseada em contexto: proposta para análise textual em estudos da tradução. Letras, (50), 433–458. https://doi.org/10.5902/2176148520220