“The William Blake Archive”: repensando o acervo físico e o arquivo digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148511728

Palavras-chave:

Arquivo, Acervo literário, Poesia, Pintura, Internet

Resumo

Quais os objetivos de um arquivo? Preservar ou disponibilizar documentos? Oque diferencia um arquivo físico de um digital? Seria um arquivo digital capaz de alteraro significado de termos como “documento”, “cópia” e “edição”? São essas algumas dasperguntas que o The William Blake Archive gera na mente de especialistas na obra do artistainglês e na de interessados pela preservação de arquivos históricos, fundos documentaise acervos literários. Este texto objetiva analisar este projeto acadêmico pioneiro e um dosmais respeitados arquivos digitais da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enéias Farias Tavares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Concluiu mestrado em Literatura Comparada (2008) pela mesma instituição. Sua tese de doutorado (2012) trata da arte poética e pictórica de William Blake. Em 2011, realizou parte de sua formação (doutorado sanduíche) na Universidade de York (Inglaterra)  e no Morley College of London. É pesquisador do Laboratório Corpus e professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Linguística, onde atuou como chefe de departamento entre 2013 e 2014, do Centro de Artes e Letras da UFSM.

Referências

BINDMAN, David. Blake as an artist. Oxford: Phaidon Press, 1977.

BLAKE, William. The complete Illuminated Books. London: Thames & Hudson, 2000.

BLAKE, William. The Iluminated Books. Commentary by Andrew Lincoln. Princeton: The William Blake Trust and Princeton University Press, 1991. v. 2.

BLAKE, William. The marriage of heaven and hell. With Introduction and Comments by Michael Phillips. The Bodleian Library, 2011.

BLAKE, William. The poetry and prose of W. Blake. David V. Erdman (editor) e Harold Bloom (commentary). New York: Doubleday & Company, 1965.

BLAKE, William. The William Blake Archive. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/blake>. Acesso em: 20 dez. 2012.

DAMON, Foster. A Blake dictionary. London: University Press of New England, 1988.

DAMON, Foster. William Blake: his philosophy and symbols. New York: Peter Smith, 1924.

EAVES, Morris. Collaboration takes more than e-mail: behind the scenes at the Blake Archive. The Journal of Electronic Publishing 3.2, Dec. 1997. Disponível em: <http://www.press.umich.edu/jep/03-02/blake.html>. Acesso em: 20 dez. 2012.

EAVES, Morris. (Ed.). The Cambridge companion to William Blake. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

EAVES, Morris. The counter-arts conspiracy: art and industry in the Age of. Blake. Ithaca: Cornell University Press, 1992.

EAVES, Morris. William Blake’s theory of art. New Jersey: Princeton University Press, 1982.

EAVES, Morris; ESSICK, Robert; VISCOMI, Joseph (Ed.). In: The William Blake Archive. Nov. 1996. Disponível em: <http://www.blakearchive.org>. Acesso em: 20 dez. 2012.

EAVES, Morris; ESSICK, Robert; VISCOMI, Joseph (Ed.). What do we mean by an ‘Archive’? In: The William Blake Archive. 2000. Disponível em: <http://www.blakearchive.org/blake/archive.html>. Acesso em: 20 dez. 2012.

EAVES, Morris; ESSICK, Robert; VISCOMI, Joseph (Ed.). William Blake: the early Illuminated Books. London: William Blake Trust – Tate Gallery, 1993.

ERDMAN, David V. Blake: prophet against empire. New York: Dover, 1991.

ERDMAN, David V. William Blake’s complete Illuminated Works: with a plate--by-plate commentary. Garden City, NY: Doubleday-Anchor, 1974.

ESSICK, Robert N; VISCOMI, Joseph. The final Illuminated works. In: BLAKE, William. Blake’s Illuminated Books: Volume 5 – Milton a poem (with Ghost of Abel, On Homers Poetry and On Vergil, Laocoön). London: Tate Gallery Publications, 1998.

ESSICK, Robert N. William Blake, printmaker. Princeton: Princeton University Press, 1980.

FRYE, Northrop. Fearful symmetry: a study of William Blake. Princeton: Princeton University Press, 1990.

GILCHRIST, Alexander. Life of William Blake. London: Macmillan, 1863. 2 v.

HAGSTRUM, Jean H. William Blake, poet and painter: an introduction to the Illuminated Verse. Chicago: Chicago University Press, 1964.

KIRSCHENBAUM, Matthew. Managing the Blake Archive. Editors’ dispatches. Mar. 1998. Disponível em: <http://www.rc.umd.edu/dispatches/column7>. Acesso em: 20 dez. 2012.

KRAUS, Kari. Once, only imagined: the 10th anniversary of the William Blake Archive. Romantic Circles Praxis Series, Jan. 2003.

Disponível em: <http://www.rc.umd.edu/praxis/blake/index.html>. Acesso em: 20 dez. 2012.

LOURENÇO, Isabel Maria Graça. The William Blake Archive: da gravura iluminada à edição eletrônica. 2009. Tese (Doutorado)−Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2009.

MITCHELL, W. J. T. Blake’s composite art. Princeton: Princeton University Press, 1985.

SWINBURNE, Algernon. William Blake: a critical essay. London: J. C. Hotten, 1868.

VANHOUTTE, Edward. A linkemic approach to textual variation: theory and practice of the electronic-critical edition of Stijn Streuvels. In: De teleurgang van den Waterhoek. Human IT: Tidskrift för studier av IT ur ett humanvetenskapligt perspektiv. Centrum för studier av IT ur ett humanvetenskapligt perspektiv, University College of Borås, 2000.

VISCOMI, Joseph. Blake and the idea of the book. Princeton: Princeton University Press, 1993.

Downloads

Publicado

2013-06-23

Como Citar

Tavares, E. F. (2013). “The William Blake Archive”: repensando o acervo físico e o arquivo digital. Letras, (46), 109–132. https://doi.org/10.5902/2176148511728