Tradução intersemiótica iluminada a obra de William Blake e sua releitura no Século XX
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148523549Palavras-chave:
Tradução Intersemiótica, Blake, Livros iluminadosResumo
Autores como Roman Jakobson e Julio Plaza dedicaram-se a discutir concepções e problemas acerca de tradução intersemiótica. Esta perspectiva, compreendida como um diálogo de significados, pode servir como base para discussão acerca de leituras e reinterpretações da obra iluminada do poeta e pintor inglês William Blake. Neste trabalho, discutimos a respeito da fortuna crítica sobre tradução intersemiótica, assim como sugerimos uma metodologia para interpretação desse tipo de operação de geração de sentido em relação à obra iluminada de Blake. Por fim, apresentamos uma lista de leituras e reinterpretações da obra do artista, centrando nossa leitura em obras literárias, musicais e audiovisuais.
Downloads
Referências
AGUIAR, Daniella; QUEIROZ, João. Tradução intersemiótica: ação do signo e estruturalismo hierárquico. In: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), v. 4, n. 1, 2010, p. 1-14.
BEHRENDT, S. C. Reading William Blake. London: Macmillan Press Ltd, 1992.
BLAKE, William. The Marriage of Heaven and Hell, Cópia H, 1790. Disponível em:<http://www.blakearchive.org/exist/blake/archive/copy.xq?copyid=mhh.h&java=no>. Acesso em 11.nov.2015.
BLAKE, William. Songs of Innocence and of Experience. Cópia L, 1795. Disponível em: <http://www.blakearchive.org>. Acesso em: 21.set.2015.
BLOOM, Harold. Blake's Apocalypse: A Study in Poetic Argument. New York, 1965.
CAMPOS, Haroldo de. Da tradução como criação e como crítica. In: CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas: ensaios e crítica literária. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CLÜVER, Claus. Da transposição intersemitótica. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.
DINIZ, Thaís Flores Nogueira. Tradução Intersemiótica: do texto para a tela. In: Cadernos de Tradução, v. 1, n. 3 (1998), p. 313-338. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/traducao/article/view/5390/4934>. Acesso em: 10.fev.2015.
ECO, Umberto. Quase a mesma coisa. Rio de Janeiro: Record, 2007.
ERDMAN, David V. Blake – Prophet against empire. New York: Dover, [1954] 1991.
ERDMAN, David V. The illuminated Blake: William Blake’s Complete Illuminated Works with a Plate-by-Plate Commentary. New York: Dover Publications, 1992.
FRYE, Northrop. Fearful Symmetry – A Study of William Blake. Princeton: Princeton University Press, 1947.
GILCHRIST, Alexander. Life of William Blake, “Pictor ignotus”. With selections from his poems and other writings. London: Macmillan, 1863; 2nd ed. 1880. New York: Dover Publications, 1998.
GOMPT, M. L. Thomas Harris and William Blake: Alussions in the Hannibal Lecter Novels. Jefferson, NC: Macfarland & Company, 2014.
HAGSTRUM, Jean H. William Blake, Poet and Painter: An Introduction to the Illuminated Verse. Chicago: Chicago University Press, 1964.
Harris, Thomas. Red Dragon. New York, NY: Berkley Publishing, 1981.
Harris, Thomas. The Silence of the Lambs. New York, NY: St. Martin’s Press, 1988.
Harris, Thomas. Hannibal. New York, NY: Dell Publishing, 1999.
Harris, Thomas. Hannibal Rising. New York, NY: Delacorte Press, 2006.
KNIGHT, Stephen. Jack the Ripper: The Final Solution. New York, NY: McKay Publishing, 1976.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 2007.
MAKDISI, Saree. William Blake and the Impossible History of the 1790s. Chicago: The University of Chicago Press, 2002.
MAKDISI, Saree. The political aesthetic of Blake’s images. In: EAVES, M. (Ed.) Cambridge Companion to William Blake. Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 110 – 132.
MEE, Jon. Dangerous Enthusiasm. Oxford: Clarendon, 2002.
MITCHELL, W. J. T. Blake’s Composite Art. Princeton: Princeton University Press, 1985.
PAGLIARO, Harold. On the Changing View of “The Tyger”. In: BLOOM, Harold (Org.). Bloom’s Major Poets: William Blake. New York: Infobase Publishing, 2003, p. 22-26.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e Filosofia. São Paulo: Cultrix, 1972.
PHILLIPS, Michael. William Blake – The creation of the Songs from manuscript to Illuminated Printing. Princeton: Princeton University Press, 2000.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica?. São Paulo: Brasilliense, 2005.
VISCOMI, Joseph. Blake and the Idea of Book. Princeton: Princeton University Press, 1993.
Yeats, W. B.; Ellis, E. J. The Works of William Blake: Poetic, Symbolic, and Critical (1893). Disponível em: <https://archive.org/details/worksofwilliambl03blakuoft>. Acesso em: 23. nov.2015.