Análise de etapas tradutórias em Libras como proposta de produção de texto-vídeo de saúde pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148586382

Palavras-chave:

Tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Texto-vídeo jornalístico de saúde pública, Tradução comentada, Três etapas tradutórias

Resumo

A pesquisa está alinhada aos Estudos da Tradução na investigação de publicações acadêmicas que tematizam as etapas tradutórias em Libras. O objetivo do estudo é construir um produto tradutório jornalístico de saúde para o público-alvo, os surdos. Alinhamo-nos aos Estudos da Tradução, com foco na definição de tradução como ação comunicativa e em etapas de produção de traduções para Libras. A metodologia da pesquisa é qualitativa, descritiva e com tradução comentada. Os dados apontam que a tradução se deu em três etapas, tais como: pré-tradução; tradução; e pós-tradução.

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Biografia do Autor

Glauber de Souza Lemos, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Professor Adjunto de Magistério Superior de Estudos da Tradução, no Departamento de Letras-Libras, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DLL/UFRJ). Doutorado e mestrado em Letras/Estudos da Linguagem (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa em Tradução de Textos e Interpretação de Línguas de Sinais Brasileiras (GP TRATILSB, CNPq). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais e Vocais (InterTrads, UFSC).

Nayara Ferreira Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Técnica em tradução e interpretação de Libras/Português no Colégio Pedro II/RJ. Graduada em Ciências Bilógicas pela Universidade Veiga de Almeida. Especializada (pó-graduação lato sensu) em Tradução de Textos de Português para Libras pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos. Membra-pesquisadora do Grupo de Pesquisa  (GP TRATILSB, CNPQ). Atualmente trabalha com interpretação Português/Libras de forma autônoma.

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Lemos, G. de S., & Silva, N. F. (2025). Análise de etapas tradutórias em Libras como proposta de produção de texto-vídeo de saúde pública. Letras, (68). https://doi.org/10.5902/2176148586382