O ensino de língua espanhola em uma perspectiva decolonial: ressignificando a aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148573744

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua espanhola, Colonialidade, Decolonialidade

Resumo

O presente texto objetiva analisar como os conteúdos abordados para o ensino de Língua Espanhola presentes na obra Cercanía contribui para o agir decolonial. Para isso, parte da concepção bakhtiniana de linguagem como prática social e dos estudos decoloniais por questionar o domínio hegemônico/eurocêntrico e promover a reflexão crítica sobre as diversas identidades não-hegemônicas. Os resultados indicam que o livro didático Cercanía – Língua Estrangeira Moderna – Espanhol, retrata alguns dos seus conteúdos a partir da lógica decolonial, todavia, uma revisão faz-se necessário a fim de corresponder às inúmeras realidades dos sujeitos comumente marginalizados.

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Biografia do Autor

Jamile da Costa Dias, Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Acre (2020). Possui especialização em Ensino à Distância 4.0 pela FAEL (2021). Graduanda em Letras Português pela Universidade Federal do Acre (2022) e mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens - PPEHL/UFAC (2022). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino (ELLAE). Atuou como professora substituta no curso de Letras Espanhol na Universidade Federal do Acre - Campus Floresta, durante os anos de 2021 e 2022

Lívia da Costa Muniz, Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Acre (2021). Possui segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário FAVENI (2021). Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (2022). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino (ELLAE). Foi professora mediadora da rede municipal de Ensino da Prefeitura de Mâncio Lima/AC durante os anos de 2021 e 2022.

Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Realiza pós-doutoramento no mesmo programa. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens, Linguística Aplicada
e Ensino (ELLAE) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre (UFAC), atua nos Programas de Pós-Graduação do Ppehl-UFAC, do ProfLetras-UFAC e atua como Professora Colaboradora no LAEL-PUCSP.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Dias, J. da C., Muniz, L. da C., & Oliveira, G. C. de A. (2023). O ensino de língua espanhola em uma perspectiva decolonial: ressignificando a aprendizagem. Letras, 1(66), 54–72. https://doi.org/10.5902/2176148573744