'Sendo forte em ambos os lados': Equivocações por heroínas shakespeareanas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148573571Palavras-chave:
Shakespeare, Equivocação, Verdade e mentira, Henry GarnetResumo
No século XVI, perseguições politico-religiosas levaram os católicos ingleses a desenvolver uma técnica para enfrentar inquéritos protestantes e ao mesmo tempo evitar o pecado do perjúrio. Teorizada por Henry Garnet em Tratado da Equivocação, a prática consistia na formulação de sentenças verdadeiras, mas que contém dois sentidos: um é de fácil compreensão, porém falso; o outro contém a verdade, porém de forma complexa e oculta. Este artigo investiga como algumas heroínas shakespeareanas utilizam essa técnica para responder perguntas em situações limítrofes. Como os perseguidos politico-religiosos faziam na realidade, essas heroínas angustiadas buscam proteger a si mesmas e/ou aqueles que amam.
Downloads
Referências
ABBOT, G. Quaestiones sex totidem praelectionibus. Schola Theologica, Oxoniae. Oxford: Joseph Barnes, 1598.
AZPICUELTA, M. de. Commentarius in cap. Humanae aures, XXII. Q. V. De Veritate Responsi; Partim verbo expresso, Partim mente concepto redditi. I. U. D. Praeclarissimi Commentaria. Vol. I. Venice: 1584.
CLARK, G. C.: Augustine on Love and Fellow Feeling. In.: CASTON, Ruth R.; KASTER, Robert A. Hope, Joy, and Affection in the Classical World. Oxford: Oxford University Press, 2016, p. 209-225.
CONDREN, C. Unfolding the ‘properties of government’: the case of Measure for Measure and the history of political thought. In.:
ARMITAGE, David; CONDREN, Conal; FITZMAURICE, Andrew (ed’s). Shakespeare and Early Modern Political Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, p. 157-175.
CURRAN JR., JOHN E. That Suggestion: Catholic Casuistry, Complexity, and Macbeth. Religions, v. 9, p. 315, 2018.
DUTTON, R. Shakespeare: Court Dramatist. Oxford: Oxford University Press, 2016.
FRASER, A. The Gunpowder Plot: Terror and Faith in 1605. London: Mandarin, 1997.
GARDINER, S. R. History of England: from the accession of James I to the outbreak of the civil war, 1603-1642. 10 volumes. London: London, Longmans, Green and Co, 1900.
GARNET, H. Treatise of Equivocation. Edited by David Jardine. London: Longman, Brown, Green and Longmans, 1851.
GREENBLATT, S. Will in the World: How Shakespeare became Shakespeare. New York: Norton and Company, 2004.
HADFIELD, A. Lying in Early Modern English Culture: From the Oath of Supremacy to the Oath of Allegiance. Oxford: Oxford University Press, 2017.
KLAUSE, J. Shakespeare, the Earl and the Jesuit. Madison and Teaneck NJ: Fairleigh Dickinson University Press, 2008.
PATTERSON, W. B. King James VI and I and the Reunion of Christendom. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
SHAKESPEARE, W. Macbeth. Edited by Sandra Clark and Pamela Mason. Arden Third Series. London: Bloomsbury, 2015.
SHAKESPEARE, W. The Oxford Shakespeare. General editors Stanley Wells and Gary Taylor. Oxford: Oxford University Press, 1988.
SKINNER, Q. Shakespeare and humanist culture. In.: ARMITAGE, David; CONDREN, Conal; FITZMAURICE, Andrew (ed’s). Shakespeare and Early Modern Political Thought. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, p. 271-281.
VINCE, M. From “Aequivocatio” to the “Jesuitical Equivocation”: The Changing Concepts of Ambiguity in Early Modern England. PhD thesis, University of Warwick, Department of English and Comparative Literary Studies, 2013.
WAKE, P. ‘‘A monster shapeless’: equivocation and the treasonous imagination’. Textual Practice, n. 25 (5), p. 941-960, 2011.
WIGGINS, M.; RICHARDSON, C. British Drama, 1533-1642: a catalogue. 10 vol. Oxford: Oxford University Press, 2007-actual.
WILLS, G. Witches and Jesuits: Shakespeare’s Macbeth. Oxford: Oxford University Press, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.