O conceito de "proporção" em El Criticón de Gracián

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148570832

Palavras-chave:

Epistemologia, Prosa do século XVII, Artes retóricas, Poética

Resumo

Este artigo intenta explorar a partir de uma breve passagem da novela alegórica El Criticón o sentido do conceito de “proporção” e as consequências epistemológicas de seu uso para Baltasar Gracián. À luz das práticas retórico-poéticas em voga no período de elaboração da obra (1651), espera-se pormenorizar o sentido técnico que o conceito pode apresentar, desnudando uma radical crise epistêmica que implicou uma reavaliação crítica da possibilidade de se conhecer ao longo do século XVII. Assim, o percurso arqueológico visa recolocar o central conceito de “proporção” em seus vínculos como uma teoria do conhecimento, conforme se apresenta na Crisi II do volume 1 do Criticón, partindo de tratados de arte retórica coevos e então refletir sobre a viragem que a obra parece operar sobre a categoria.

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Biografia do Autor

Lucas Bento Pugliesi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (2015), mestre Literatura Brasileira pela mesma Universidade (2018), Professor Substituto de Teoria Literária na UFRJ entre 2017-2018, doutorando em Teoria Literária pela UFRJ (2019-), Professor Substituto de Teoria Literária na UERJ (2019-2020). Tem interesse nas áreas de Ficção dos séculos XVI e XVII; Literatura e ética; Pós-estruturalismo; Teoria Crítica.

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

Pugliesi, L. B. (2023). O conceito de "proporção" em El Criticón de Gracián. Letras, 1(65), 83–95. https://doi.org/10.5902/2176148570832